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Título: Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus - AM
Título(s) alternativo(s): Conditions of teaching of Zoology in fundamental school: the case of Municipal Schools Manaus-AM
Autor(es): Santos, Saulo Cézar Seiffert
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Ciências Naturais;Ensino de Zoologia;Ensino Fundamental
Data do documento: 11-Jan-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, O.L. et al. Uma abordagem diferenciada da aprendizagem de Sistemática filogenética e taxonomia zoológica no Ensino Médio. In: Congresso Nacional de Educação: I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 10. Curitiba, 2011. AMORIM, D.S. Diversidade biológica e evolução: uma nova concepção para o ensino de zoologia e botânica no 2º grau. In: BARBIERE M. R. et al., A construção do conhecimento pelo professor. Ribeirão Preto: Ed. Holos/FAPESP, 2001. AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Porto: Paralelo, 2003. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009. BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.3, 2002, p. 291-313. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 16 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.01-18 | jan-jun | 2013 _______. O papel do laboratório no ensino de ciências. 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Resumo: Os conteúdos zoológicos contribuem para o conhecimento dos alunos do Ensino Básico e sua finalidade é evitar concepções errôneas sobre os animais. Nesta pesquisa procurou-se conhecer as condições dos materiais físicos, os conteúdos e práticas de ensino atuais de Zoologia nas Escolas Municipais de Manaus. Para tal fim, foram visitadas Escolas Municipais na Zona Leste da cidade, com a participação de 46,5% dos professores de Ciências e 52% dos pedagogos. Na coleta de dados foi utilizados questionários com questões abertas, fechadas e fechado-abertos. Nas análises dos dados foi utilizada a porcentagem absoluta, relativa e análise qualitativa. As práticas prevalecentes foram às expositivas, com ênfase nas estruturas morfofisiológicas sem aulas práticas de ensino tradicional, sendo utilizados exemplos da fauna regional. Essas práticas são consequência em parte das ações de gestão escolar e políticas educacionais. Palavras-chave: Ciências Naturais. Ensino de Zoologia. Ensino Fundamental.
Abstract: The contents of zoology contribute to the students' knowledge in basic education, with the purpose to avoid of misconceptions about the animals. This research aimed to understand the conditions of physical materials, contents and current Zoology teaching practices of Municipal Schools of Manaus. For this purpose, we visited Municipal Schools in the east zone of the city, with the participation of 46.5% of science teachers and 52% of educators. For data gathering we applied questionnaires with open questions, closed and closed-open. For data analysis we applied the percentage absolute, relative and qualitative analysis. The main practices were expository, emphasizing the morphophysiological structures without traditional education, using examples of the regional fauna. These practices are consequence from the actions of school management and educational policy. Key words: Natural Sciences. Teaching of Zoology. Elementary School.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3049
ISSN: 1984-7505
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