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Título: As implicações da teoria de Carl Ransom Rogers para a educação em ciências
Título(s) alternativo(s): Implications of Carl Ransom Rogers’ theory for science education
Autor(es): Silva, Edilson Morais e
Morais, Jéssica Amaral
Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Campo Fenomenal;Self;Self Ideal;Congruência
Data do documento: 13-Jan-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BATTÁGLIA, M.C.L. Mediação Escolar: Uma tecnologia de aprendizado em administração de conflito. 2010. Disponível em: <http://www.encontroacp.psc.br/>. Acesso em: junho de 2012. DAVIDOFF, L.L. Introdução à Psicologia. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2009. FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986. ROGERS, C.R. Tornar-se Pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. ROGERS, C.R. Novas Formas do Amor. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Martins Fontes, 1997. PINTO, M.A.S. Portal São Francisco. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calr-rogers/biografia-calr-rogers-4.php>. Acesso em: maio de 2012. POZO, J.I.; CRESPO, M.A.G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Resumo: Perceber-se como uma pessoa capaz de alterar sua própria condição e de conduzir seus processos de mudança nem sempre foram tarefas creditadas a pacientes (clientes para Carl Rogers) ou alunos. Carl Ransom Rogers foi o precursor de estudos que revolucionaram a área da psicologia clínica, difundindo-se daí para outros seguimentos, chegando à escola trazendo consigo um novo olhar sobre o aluno. Apresenta em sua teoria vários conceitos relevantes para o contexto educativo tais como: Campo fenomenal, Self, Self Ideal, Congruência e incongruência. Autores como Davidoff (2009), Fadiman & Frager (1986), Battáglia (2010) e o próprio Rogers (1997) nos ajudarão a compreender melhor essa teoria e desmistificar algumas crenças que persistem em vigorar em alguns espaços, principalmente no âmbito escolar. Este artigo compreende a uma revisão bibliográfica baseada em artigos, livros e sites da internet, uma abordagem instigante e emocionante do que entendemos aqui como reconhecidamente uma teoria da educação que por muitos ainda é negada, acredita-se que por falta de leituras aprofundadas no tema e pela ventilação desprovida de respaldo teórico que ora se percebe em muitos espaços. A teoria rogeriana vai além de uma visão passiva que acredita que o aluno é mero receptor ou que é incapaz de guiar, conduzir seus percursos investigativos, caminhos profissionais etc. Emite um sentido formativo ao professor que ajudará o aluno a reconhecer-se nessa caminhada rumo ao sucesso e realização pessoal. Palavras chave: Campo fenomenal. Self. Self Ideal. Congruência.
Abstract: Perceiving oneself as a person able to change their own condition and to conduct their change processes were not always credited tasks to patients (clients according Carl Rogers) or students. Carl Ransom Rogers was the forerunner of studies that have revolutionized the field of clinical psychology, spreading from there to other segments, coming to school bringing a new perspective on the student. In his theory presents several concepts relevant to educational settings such as: Field phenomenal Self, Ideal Self, Congruence and incongruence. Authors such as Davidoff (2009), Fadiman & Frager (1986), Battaglia (2010) and himself, Rogers (1997) will aid us to better understand this theory and demystify some beliefs that persist in effect in some areas, especially in schools. This article includes a literature review based on articles, books and websites, an intriguing and exciting approach from what we understand here as a recognized educational theory that is still denied by many, it is believed that lack of depth readings on the theme and by ventilation devoid of theoretical support that is now perceived in many areas. Rogerian theory goes beyond a passive view which believes that the student is a mere receiver or is unable to lead, to lead their investigative pathways, career paths etc. Emits a formative sense to the teacher that will aid students to recognize themselves in this path to success and personal fulfillment. Key words: Phenomenal Field. Self. Self Ideal. Congruence.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3048
ISSN: 1984-7505
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