DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrederico, Fernando Temporini-
dc.contributor.authorGianotto, Dulcinéia Ester Pagani-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-01T22:17:45Z-
dc.date.issued2013-07-13-
dc.identifier.citationALTOÉ, A.; SILVA, H. da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, A.; COSTA, M. L. F.; TERUYA, T. K. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p 13-25. AUMONT, J. A imagem. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995. CAMARGO, J. S. A psicologia histórico-cultural de Vygotsky. In: CAMARGO, J. S.; ROSIN, S. M (org). Psicologia da Educação para curso de história. Maringá: Eduem, 2010. CARNEIRO, R. Informática na Educação – representações sociais no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002. CIVITA, R.; RICO, G.; STEWERS, K. Espaço e Planetas. São Paulo: Editora Abril, 1995. COLL, C.; MONEREO, C. et al. Psicologia da Educação Virtual – aprender e ensinar com as tecnologias da educação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. DAMINELI, A.; STEINER, J. O fascínio do universo. São Paulo: Odysseus Editora, 2010. DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. M. R. de. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. FREIRE, M. P.; VALENTE, J. A. (orgs). Aprendendo para a Vida: os computadores em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001. GIANOTTO, D. E. P. Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores. 2008. 289 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru. IVANISSEVICH, A.; WUENSCHE, C. A.; ROCHA, V. J. F. (orgs). Astronomia hoje. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 2010. JOLY, M. Introdução à análise de imagens. Campinas: Papirus, 1996. LALUEZA, J. L.; CRESPO, I.; CAMPS, S. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, C., MONEREO, C. e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual – aprender e ensinar com as tecnologias da educação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed. cap. 2, p. 47-65, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 82 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 11 | p.65-82 | jul-dez | 2013 MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual – aprender e ensinar com as tecnologias da educação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed. cap. 5, p. 118-135, 2010. MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais – pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2000. OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. ONRUBIA, J.; COLOMINA, R.; ENGEL, A. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa. In: COLL, C., MONEREO, C. e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual – aprender e ensinar com as tecnologias da educação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed. cap. 10, p. 208-225, 2010. VALENTE, J. A. (org). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: NIED, 1999.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3045-
dc.description.abstractThis study is part of the results of a qualitative research to obtain the title of Master in a Post-Graduate Program of Education in Science and Mathematics, at State University of Maringá - Brazil. For this, a class of students in the 9th grade of elementary school to a public school was divided into two groups, one addressed concepts of astronomy in a conventional approach and the other group studied the same concepts using two free softwares: Stellarium and Celestia. After analyzing the data, it was found that software were able to promote a differentiated students learning involved. Keywords: free softwares - teaching of Sciences - didactic resource.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftwares Livrespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleTecnologia e ensino de ciências possibilidades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeTechnology and Science Education: Possibilities and Challengespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-01T22:17:45Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage82pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage65pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá – Brasil. Para isso, uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública foi divida em dois grupos, sendo que um abordou conceitos de astronomia de forma convencional, enquanto o outro estudou os mesmos conceitos, utilizando dois softwares livres: Celestia e Stellarium. Após a análise dos dados, verificou-se que os softwares foram capazes de promover uma forma diferenciada de aprendizagem aos alunos envolvidos. Palavras-chave: softwares livres – ensino de Ciências – recurso didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia e ensino de ciências possibilidades e desafios.pdf463,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons