DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3020
Titel: O Museu de ecologia Fritz Müller: um espaço não formal de aprender ciências
Sonstige Titel: The Museum of Ecology Fritz Müller: A non-formal place of learning sciences
Autor(en): Tomio, Daniela
Mortiz, Adria Laube
Müller, Kayla
Gaulke, Laís Bernardes
Meyer, Leila
Stichwörter: Museus;Museu de Ecologia Fritz Müller;Ensino de Ciências;Escola
Erscheinungsdatum: 20-Jul-2013
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: ALMEIDA, M. J. P. M.; CASSIANI, S.; OLIVEIRA, O. B. Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2008. BLUMENAU ONLINE. Museu de Ecologia Fritz Müller. Disponível em: <http://www.blumenauonline.com.br>. Acesso em: 10 set. 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências. Brasília, Secretaria de Educação, 1998. CAMPOS, M. C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD, 1999. CARVALHO, M. A.; BALLESTERO, H. C. E.; ARRUDA, S. M. A atuação de professores da educação básica durante visitas ao museu de ciência e tecnologia de Londrina. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. CASTRO, M. W. O sábio e a floresta. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. DELECIO, M. P.; GANDINI, A. L.; NUNES, G. A. Museu: ferramenta de ensino de ciências. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002. DESMOND, Adrian; MOORE, James. Darwin: A vida de um evolucionista atormentado. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Geração Editorial, 2000. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 27 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 11 | p.16-29 | jul-dez | 2013 ERTHAL, J. P. C.; LINHARES, M. P. História da ciência em sala de aula: o que tem aparecido em nossas revistas? In: VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. ESPINDOLA, M; LEANDRO, M.; VETTER, J. A.; CONINCK, I. C. S.; CARVALHO, A. P. de; BORBA, J. A.; SOMMER, J. C.; MUELLER, D. P.. A Importância da Educação Ambiental no Museu de Ecologia Fritz Müller: Educação Ambiental Formal e Não-Formal. Blumenau: FAEMA, s.d. (mimeo). FONTES, L. R.; HAGEN, S. Fritz Müller e sua obra na ciência brasileira e mundial. Blumenau em Cadernos, Blumenau, v. 49, n. 5, 2008. p. 22-50. ______. O livro de Fritz Müller no Brasil. Blumenau em Cadernos, Blumenau,t50, n.7, p.54-72, jan./fev.,20009. FUMAGALLI, L. O ensino de Ciências Naturais no Nível Fundamental da Educação Formal: Argumentos a seu favor. In: WEIMANN, Hilda. (Org.). Didática das Ciências Naturais. Porto Alegre, 1998. p. 13-29. GERALDO, A. C. H. Didática de Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2009. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008. p. 55-66. MARANDINO, M. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 1, 2001. p. 85-100. _______. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, v. 12, 2005. p. 161-181. _______; AMORIM, A.C.R.de; BARÃO, C.de C. Percursos das Ciências em Exposições de Museus. In: MARANDINO, M. et al. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005. p. 37-49. _______; SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. As Ciências Biológicas e os espaços de ensino e divulgação. In: _____. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. p.133-138. MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação NE ensino. São Paulo, Livraria da Física, 2006. p. 26-30. MÜLLER, F. Fatos e argumentos a favor de Darwin; Für Darwin. Tradução e apresentação de Hitoshi Nomura. Florianópolis: Edições Fundação Catarinense de Cultura; Rio de Janeiro, CPRM, DNPM, 1990. MÜLLER, F. Fatos e argumentos a favor de Darwin=Für Darwin. Tradução de Luiz Roberto Fontes e Stefano Hagen. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009. NASCIMENTO, P. A. M. Fritz Müller: a chama austral da revolução biológica do século XIX. In: PINTO, R. E.; SAWAYA, P.; NASCIMENTO, P. do; FRIESEN, G. H.; ZILLIG, C.. Fritz Müller: reflexões biográficas. Blumenau: Cultura em Movimento, 2000. p. 69-88. OLIVEIRA, R. I. R.; GASTAL, M. L. A. Educação formal fora da sala de aula – olhares sobre o ensino de ciências utilizando espaços não-formais. In: VII Enpec - Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 28 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 11 | p.16-29 | jul-dez | 2013 Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. PEREIRA, A. I.; AMADOR, F. A História da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza. Revista Electónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 6, n.1, 2007. p.191-216. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART12_Vol6_N1.pdf>. Acesso em: 20 out. 2012. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre, Artmed, 2008. PRO BUENO, A. Reflexiones para la selección de contenidos procedimentales en ciencias. Alambique – Didáctica de las Ciencias Experimentales. v. 6, 1995. p. 77-87. REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010 REQUEIJO, F.; NASCIMENTO, C. M. P. do; COSTA, A. F.; AMORIM, A. G.; VASCONCELLOS, M. das M. N..Professores, visitas orientadas e museus de ciência: uma proposta de estudo da colaboração entre museu e escola. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2007. ROQUETE PINTO, E. Glória sem rumor. 2. ed. Blumenau: Prefeitura Municipal de Blumenau, 1979. SCHROEDER, E.; MENEZES, C. A visita a um museu: um resgate histórico por estudantes do ensino fundamental e a construção de um jornal de ciências. Ciência & Ensino, Campinas, v.. 2, n.1, 2007. SILVA, J. F. Fritz Müller: bio-bibliographia de um grande scientista. Rio de Janeiro, Alba, 1931. SILVA, J. F. Entre a enxada e o microscópio: o colono Fritz Müller. Blumenau, [s.e.], 1971. SMANIA-MARQUES, R.; LIRA-DA-SILVA, R. M. Ensino não formal em museus da Univesidade Federal da Bahia. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2007. TEIXEIRA, M. L. F. et al. Contribuições Botânicas de Fritz Müller às Instituições de Pesquisa Científica do Rio de Janeiro. Blumenau em Cadernos, Blumenau, t50, n.3, p.49-80, maio/jun. 2009. TEIXEIRA, M. L. F.; SANTOS, M. N.; HAGEN, S.; FONTES, L. R.Inventário do Material Botânico Coletado por Fritz Müller em Instituições Nacionais. Blumenau em Cadernos, Blumenau, t50, n.4, p.69-80, jul./ago., 2009. TOMIO, D. Circulando sentidos, pela escrita, nas aulas de Ciências: Com interlocuções entre Fritz Müller, Charles Darwin e um coletivo de estudantes. 2012. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 29 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 11 | p.16-29 | jul-dez | 2013 WYHE, J. Van. The Complete Work of Charles Darwin. Disponível em: <http://darwin-online.org.uk/manuscripts.htm>. Acesso em: 21 abr. 2013. ZILLIG, C. Dear Mr. Darwin: A intimidade da correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin. São Paulo, Sky/nima Comunicação e Design. 1997. ______. Fritz Muller, Meu Irmão. Blumenau: Cultura em Movimento, 2004.
metadata.dc.description.resumo: Buscou-se como objetivo de pesquisa caracterizar indicadores que justificam o potencial educativo do Museu de Ecologia Fritz Müller para o ensino formal de ciências em espaços não formais de educação científica. A coleta de dados se deu por meio de observação sistemática em visitas ao Museu e entrevista informal com funcionários. Foram caracterizados, com base no referencial teórico, diferentes indicadores que justificam o potencial educativo para o ensino de Ciências do MEFM, divididos nos temas: para o exercício de conteúdos conceituais do eixo Vida e Ambiente; para o exercício de conteúdos procedimentais e para o exercício de conteúdos atitudinais, estes articulados para uma compreensão da História da Ciência. Com os indicadores, considera-se que o MEFM pode-se apresentar como um espaço de grande potencial educativo e científico para professores organizarem processos educativos para os estudantes aprenderem ciências. Palavras-chave: Museus. Museu de Ecologia Fritz Müller. Ensino de Ciências. Escola.
Zusammenfassung: The research objective was to characterize indicators to justify the educational potential of the Museum of Ecology Fritz Müller to the formal science teaching in non-formal places of scientific education. The data collection was done through systematic observation during visits to the Museum and informal interview with its staff. Based on the theoretical reference, it was characterized different indicators that justify the educational potential for science teaching of the MEFM, divided into themes: for the exercise of conceptual content of Life and Environment; for the exercise of procedural content and for the exercise of attitudinal content, these articulated to an understanding of the History of Science. According to the indicators, MEFM has a great educational and scientific potential for teachers organize the educational processes to the students learn science. Key Words: Museums. Museum of Ecology Fritz Muller. Science teaching. School.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3020
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O Museu De ecologia Fritz müller Um espaço Não formal De Aprender Ciências.pdf274,78 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons