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Título: Currículo e ensino de ciências pelas vias da diferença
Título(s) alternativo(s): Curriculum and teaching science: by way of difference
Autor(es): Corrêa, Edilena Maria
Brito, Maria dos Remédios
Palavras-chave: Currículo Rizoma;Ensino de Ciências;Saberes Populares;Saberes Científicos;Transversalidade
Data do documento: 23-Mar-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96. Brasília – DF. 1996. COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Agosto 2003, nº 23. BERTICELLI, I. A. Currículo: tendências e filosofia. In: COSTA, Marisa Vorraber. O currículo nos limiares do contemporâneo (Org.). DP&A. Rio de Janeiro, 2005. CHASSOT, Á. Educação Consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. DELEUZE, G. Foucault. Tradução Cláudia Sant‟ Anna Martins. São Paulo. Brasilense, 2005. DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Platôs-capitalismo e esquizofrenia, vol.1; tradução de Aurélia Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2. ed. Rio de janeiro: Graal, 2006. FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008. FREITRAS, L. M. Quem somos nós? Ciência e mídia fabricando subjetividades. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 52 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 11 | p.43-52 | jul-dez | 2013 Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, 2006. GALLO, S. Deleuze & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: autêntica,2008. LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Vortez, 2006. (série cultura, memória e currículo; v.7). MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo Cortez, 1999. SILVA, T. T. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia, Faculdade de Artes Visuais, 2004. SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução ás teorias do currículo. Belo Horizonte. autêntica, 2011.
Resumo: O texto traz uma discussão acerca do ensino de ciências, que se baseia em teorias e práticas curriculares que desqualificam saberes dos grupos marginalizados, negando possibilidades de uma educação em ciências que inclua os conhecimentos dos diversos grupos sociais. Tem como objetivo problematizar o currículo de ciências que tem na sua organização, os saberes oficiais “científicos” como portadores de uma “identidade pedagógica”, que como tais são considerados como saberes relevantes a serem ensinados, o que tem reafirmado a hegemonia de determinados grupos e silenciado outras vozes. Trata-se de uma pesquisa que utiliza como instrumento para pensar um currículo de ciências as teorias da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guatarri. Para tanto toma como conceito principal as ideias de rizoma e transversalidade. Como resultados, argumenta que através da ideia de currículo transversal/rizomático, o ensino de ciências pode promover a integração entre os saberes científicos e os saberes populares, proporcionando a conexão dos conhecimentos, o que contribuirá para se repensar uma proposta curricular escolar por outras perspectivas, em que caibam efetivamente as diferenças. Palavras-chave: Currículo rizoma. Ensino de ciências. Saberes populares e saberes científicos. Transversalidade.
Abstract: Transversalidade. Abstract: The text provides a discussion of science education, which is based on theories and curricular practices that disqualify knowledge of marginalized groups, denying the possibility of a science education that includes knowledge of various social groups. It aims at debating the science curriculum on its own organization, knowledge officers "scientific," as having a "pedagogical identity", which are regarded as relevant knowledge to be taught, which also has reaffirmed the hegemony of certain groups and muted other voices. It is a research that uses as a tool for thinking a science curriculum, theories of philosophy of difference developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari. To do it so, it takes as a main concept, the idea of rhizome and transversality. As results, argues that through the idea of cross-curriculum/rhizome, science education can promote integration between scientific and popular knowledge, providing the connection of knowledge, which will help to rethink a proposal by other school curricular perspectives where the differences actually fit. Keywords: curriculum rhizome. Science education. Popular knowledge and scientific knowledge. Transversality
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3010
ISSN: 1984-7505
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