DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3000
Titel: O processo de comunicação científica do projeto observatório da Educação/CAPES/UEA
Sonstige Titel: The process of communication design centre for science education/CAPES/ UEA
Autor(en): Branco, Anne Karynne Almeida Castelo
Gonzaga, Amarildo Menezes
Stichwörter: Comunicação Científica;Trajetória Investigativa;Produções Acadêmicas
Erscheinungsdatum: 12-Mär-2014
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BRASIL, Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. 2012 Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/index.htm>. Acesso em 27 outubro. 2012. BUENO, W. C. B. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. v. 15, no especial. Londrina: 2010. _____________________. Jornalismo científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: CJE / USP, 1988. CASTRO, I.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L; CASTRO, I; BRITO, F. (orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. p. 43-64. CHASSOT, A. Educação Consciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. MASSARANI, L; MOREIRA, I. C. Divulgação Científica no Brasil e sua origens históricas. Revista TB, Rio de Janeiro, 188:5/26, jan-mar, 2012. MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista divulgador José Reis (1948-1958). 2006. Tese (doutorado). Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2006. PASQUALI, A. Compreender la comunicación. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editora, 1979. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO Rev. ARETÉ | Manaus | v. 7 | n. 12 | p.144-164 | Número especial | 2014 164 VALERIO, P. M. Comunicação Científica e Divulgação Científica: o público na perspectiva da internet. In. Múltiplas Facetas e Transformações da Comunicação e Divulgação Científica em Cinco Séculos. Org. PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro e OLIVEIRA, Eloisa de Conceição Príncipe. IBICT. (2012). Recuperado de: <http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/multiplasfacetasparainternet.pdf> Acesso em: 27 de junho. 2013. VARELA, A.; BARREIRA, M.I.J.S.; BARBOSA, M. M. A. Rumos da Comunicação Científica diante do Acesso Aberto à Informação. In XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Disponível em: <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/download/639/384> Acesso em: 27 out. 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo trata da fase de Comunicação Científica do Projeto Observatório da Educação/Capes/UEA, cujo objetivo é compreender como se deu a divulgação dos conhecimentos decorrentes da execução do POE tomando-se como referência os Eventos, Periódicos Científicos, Livros e as Mídias Sociais. A partir do mapeamento das produções do POE, nos três anos de atuação do Projeto (2011 – 2013), coletados através dos relatórios do POE, Currículo Lattes dos pesquisadores, sites dos eventos, anais e periódicos, foi possível identificar as publicações, os veículos utilizados para sua comunicação e a percepção dos pesquisadores na forma de se perceber transpondo o universo da pesquisa ao expor suas experiências para seus pares e para a sociedade, além de compreender as dificuldades em divulgar os conhecimentos gerados e as possibilidades vislumbradas através da divulgação de suas pesquisas. Nota-se que possuem a compreensão da importância em levar o conhecimento para fora do grupo, o que caracteriza muito mais que a construção individual de seus currículos, passa pelo fortalecimento do próprio Projeto, do Programa de Pós-Graduação, da Universidade e o envolvimento de pessoas com temas como a interdisciplinaridade. Palavras chave: Comunicação Científica. Trajetória investigativa. Produções acadêmicas.
Zusammenfassung: This article deals with the phase of the Project on Scientific Communication Observatory of Education / CAPES / UEA, whose goal is to understand how was the dissemination of knowledge by implementing POE taking as reference the Events, Scientific Journals, Books and Social Media. From the mapping Productions POE, in the three years of operation of the Project (2011 - 2013), collected from the reports of the POE, Lattes researchers, sites of events, proceedings and journals, it was possible to identify the publications, vehicles used for communication and the perception of the researchers in the form of perceiving the universe spanning from research to expose their experiences to their peers and to society, and understand the difficulties in disseminating knowledge generated and the possibilities glimpsed through the dissemination of their research. Note that if you have an understanding of the importance of getting the knowledge out of the group, which features much more than the individual building their resumes, through the strengthening of the Project itself, the Graduate Program of the University and the involvement of people with issues such as interdisciplinary. Key words: Scientific Communication. Investigative trajectory. Academic productions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3000
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O processo de comunicação científica do projeto observatório da educaçãocapesuea.pdf411,78 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons