DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edilson Morais e-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.date.available2020-07-28-
dc.date.available2020-07-28T23:26:55Z-
dc.date.issued2014-02-22-
dc.identifier.citationANASTASIOU, Léa das Graças C. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012. BORDENAVE, Juan D. e PEREIRA, Adair M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 21. ed . Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000. BRANSFORD, John D. (Org); BROWN, Ann L.; COCKING, Rodney R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007. FAZENDA, Ivaní C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 11. ed. São Paulo: Editora Papirus, 2003. FAZENDA, Ivaní C. Arantes (org.). Didática e Interdisciplinaridade. 11. ed. São Paulo: Editora Papirus, 2006. GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2. ed. 5. reimp. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo Como Elemento Da Cultura. 6.ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010. JANTSCH, Ari Paulo e BIANCHETTI, Lucídio (org). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lúdico, educação e educação física. 2. ed . Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2998-
dc.description.abstractThe game used as a strategy articulating the interdisciplinary process in Project Observatory of Education/CAPES/UEA - Manaus. Actions that had the game as studied phenomenon seeking to uncover the following research question: "What contributions can be analyzed using the game as a strategy in interdisciplinary design Observatory Education/CAPES/UEA?". It is characterized as participant observation research andQualitative Field, with interventions that left an Action Project between the components of the Project Learning POE/CAPES/UEA in the State School Arthur Araújo - Manaus involving Mathematics, English Language and Science which are known as "Investigative Communities" which are interrelated in working with words highlighted in the PDE. Work in which the General Purpose: "To understand the use of the game as interdisciplinary strategy. "Some authors such as: Kishimoto (2008, 2011), Farm (2003, 2006), Jantsch & Bianchetti (2004), Anastasiou & Alves (2012), Japiassú (1976) facilitated our understanding epistemological about the subject preceding the Specific Objectives" theoretically substantiate the game as interdisciplinary strategy; describe games as interdisciplinary strategies (in the perception of the subjects) of POE and analyze their use in 8°/9° above the school year. The results pointed to a collective effort and detachment zone demarcation to know, too, need not embrace gambling as a pastime or distant otherness and pedagogical praxis, which successfully led the students to a learning state, not overlapping the teaching at the pleasure of playing, nor the pleasure of playing the importance of learning, generating a proper balance of the game in education. Key words: Game . Strategy. Interdisciplinarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO jogo como estratégia uma trajetória rumo a interdisciplinaridade no POE/CAPES/UEApt_BR
dc.title.alternativeStrategies game: a path towards the interdisciplinarity POE/CAPES/UEApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T23:26:55Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage21pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage10pt_BR
dc.description.resumoO Jogo aplicado como estratégia articuladora do processo interdisciplinar no Projeto do Observatório de Educação/CAPES/UEA – Manaus. Ações que tiveram o Jogo como fenômeno estudado buscando desvelar o seguinte problema de pesquisa: “Quais contribuições podem ser analisadas utilizando o jogo como estratégia interdisciplinar no projeto do Observatório de Educação/CAPES?”. Trata-se de uma observação participante caracterizada como pesquisa de Campo e Qualitativa, com intervenções que partiram de um Projeto Ação entre os componentes do Projeto de Aprendizagem do POE/CAPES/UEA na Escola Estadual Arthur Araújo – Manaus envolvendo Matemática, Língua Portuguesa e Ciências que são conhecidas como “Comunidades Investigativas” as quais se interrelacionam no trabalho com os Descritores evidenciados no PDE. Trabalho que teve como Objetivo Geral: “Compreender a utilização do jogo como estratégia interdisciplinar”. Alguns autores como: Kishimoto (2008, 2011), Fazenda (2003, 2006), Jantsch & Bianchetti (2004), Anastasiou & Alves (2012), Japiassú (1976) facilitaram nossa compreensão epistemológica à respeito do assunto precedendo os Objetivos Específicos: “Fundamentar teoricamente o jogo como estratégia interdisciplinar; Descrever os jogos como estratégias interdisciplinares (na percepção dos sujeitos) do POE e Analisar sua utilização no 8°/9° ano da Escola supramencionada. Os resultados apontaram para um esforço coletivo e desprendimento de zonas demarcatórias de saber, também, a necessidade de não adotarem o jogo como mero passatempo ou distante de alteridade e práxis pedagógica, o que exitosamente conduziu os alunos a um estado de aprendizagem, não sobrepondo o ensino ao prazer do jogar, tampouco, o prazer de jogar à importância do aprendizado, gerando um equilíbrio próprio do jogo na educação. Palavras chave: Jogo. Estratégia. Interdisciplinaridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo como estratégia uma trajetória rumo a interdisciplinaridade no poecapesuea.pdf224,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons