DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2995
Título: Diálogos interdisciplinares no cotidiano da escola: vivências no desenvolvimento de um projeto do programa observatório da educação no Amazonas
Título(s) alternativo(s): The interdisciplinary: the case of the Observatory of Education Project in the Amazon States
Autor(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Segura, Eduardo Alberto das Chagas
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Observatório da Educação;Educação Básica;Formação de Professores
Data do documento: 13-Jan-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL. PDE/Prova Brasil. Ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB/INEP, 2008. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. FUSARI, J. C. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Ideias, São Paulo, n. 8, p. 44-58, 1990. LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A.(Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 45-76. SEVERINO, A. J. A formação e a prática do professor em face da crise atual dos paradigmas educacionais. Ciência & Opinião, Curitiba, v. 1, n. 2/4, p. 15-31, jul. 2003/dez. 2004. VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Resumo: Investigação que objetiva identificar perspectivas interdisciplinares entre os campos da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Naturais, oriundas de vivências e experiências de professores do 9º ano da Educação Básica, participantes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes, executado em uma escola pública estadual da cidade de Manaus, no Amazonas. O percurso metodológico ancorou-se na abordagem qualitativa, por meio da análise dos indicadores da Prova Brasil, do diagnóstico da escola e dos relatórios gerados pelos professores sujeitos da investigação, e também das entrevistas feitas com esses professores. Evidenciou-se que experiências interdisciplinares ainda precisam superar vários desafios, como a dificuldade que tanto os professores quanto os alunos possuem em conceber a ―cultura interdisciplinar‖, por ainda estarem envolvidos em processos de ensino que se centram em uma lógica pragmática e sistematizadora; a limitação na compreensão do processo epistemológico que precisa ser utilizado para legitimar a interdisciplinaridade. Palavras chave: Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Formação de Professores.
Abstract: Research focused on interdisciplinary dialogues occurring between the fields of the Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences, arising from experiences and experiences of teachers in the 9th grade of basic education, participating in a project linked to the Programme Centre of Education / CAPES, run on a public school in the city of Manaus, Amazonas. The methodological approach was anchored in the qualitative approach, through the analysis of indicators Proof of Brazil, the diagnosis of the school and the reports generated by faculty research subjects, and also from interviews with their teachers. Showed that interdisciplinary experiences yet to overcome several challenges, such as the difficulty that both the teachers, the students have to design the "interdisciplinary culture", for still being involved in teaching processes that focus on a pragmatic approach and systematizing , the limited understanding of the epistemological process that needs to be used to legitimize interdisciplinarity. Key words: Interdisciplinary. Education Observatory. Basic Education. Teacher Training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2995
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons