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Título: A sala interdisciplinar de aprendizagem no projeto do observatório da Educação/CAPES/UEA: os conhecimentos matemáticos a partir da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): The Living Learning Interdisciplinary Project in the Centre of Education / CAPES / UEA: mathematical knowledge from the Troubleshooting
Autor(es): Mota, Denise Medim da
Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Resolução de Problemas;Conhecimentos Matemáticos
Data do documento: 13-Nov-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANGELO, A. O Espaço-tempo da fala na Educação Infantil: A roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: Rocha, Eloisa A. C.; Kramer, Sônia (orgs.). Educação Infantil: Enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011. BRASIL. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. __________. Programa da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Atividades de Apoio à Aprendizagem 3 – AAA3: matemática nas formas geométricas e na ecologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. D‘AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. FAZENDA, I.C.A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. __________. Práticas Interdisciplinares na escola. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. __________. A academia vai à escola. São Paulo: Papirus, 1995. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. 8. ed. Rio de janeiro: Record, 2004. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LAVAQUI, V.; BATISTA, I.L. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciências & Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO Rev. ARETÉ | Manaus | v. 7 | n. 12 | p.73-88 | Número especial | 2014 88 MALHEIROS, A.P.S. A produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem. 2004. 180 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. Disponível em: < http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137031P7/2004/malheiros_aps_me_rcla.pdf> Acesso em: 10 set. 2013. MORIN, E. Ciência e Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. PIRES, C.M.C.; MANSUTTI, M.A. Ideias Matemáticas. In: CENPEC (Org.). Oficinas de matemática e de leitura e escrita: escola comprometida com a qualidade. 3. ed. São Paulo: Summus, 2002. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. TOMAZ, V.S.; DAVID, M.M.M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus/AM no Projeto do Observatório da Educação (POE), que teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos tomando como referência a Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, desenvolvida em uma Sala de Aprendizagem de conhecimentos matemáticos pensada como um espaço de estudo e pesquisa, a partir de situações dialógicas com os campos de conhecimentos de Língua Portuguesa e Ciências. Ancoramos nosso referencial teórico em Lück (2002), Japiassu (1976), Pires et al. (2002), Tomaz e David (2012), dentre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como instrumentos a observação participante, intervenção pedagógica, produção de documentos pelos alunos e questionários. Os resultados obtidos evidenciam que um ensino voltado ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares possibilita aos alunos uma maior apropriação dos conhecimentos matemáticos. Eles interagem nas atividades propostas e as barreiras entre professor e aluno, tão evidenciadas nas aulas de Matemática, são eliminadas, pois o aluno participa ativamente da etapa de construção de seu próprio conhecimento. A interdisciplinaridade torna o aluno capaz de solucionar problemas de forma autônoma. Palavras chave: Interdisciplinaridade. Resolução de Problemas. Conhecimentos matemáticos.
Abstract: This paper presents the results of a survey conducted with students from 9th grade of elementary school in a public school in Manaus / AM in Project Educational Observatory (PEO) , which was focused on understanding how learning mathematical knowledge takes place, having as reference problem solving as a teaching strategy in an interdisciplinary perspective, developed in a mathematical classroom thought as a space for study and research , from dialogical situations with the knowledge of Portuguese and Sciences . We based our theoretical framework in Lück (2002), Japiassu (1976), Pires et al.(2002), Tomaz and David (2012), among others. The methodological approach used is qualitative research in the form of action research using participant observation, educational intervention, the production of documents by the students and questionnaires. The results show that an a learning process centered in interdisciplinary practice allows students greater ownership of mathematical knowledge . They interact in the proposed activities and the barriers between teacher and student , as evidenced in Mathematics classes, are eliminated, because the student actively participates in the step of constructing their own knowledge . The interdisciplinary approach makes the student able to solve problems independently. Key words: Interdisciplinarity . Problem Solving. Mathematical knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2992
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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