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Título: Práticas para o ensino da química e matemática no espaço não formal Bosque da Ciência
Título(s) alternativo(s): Practices for teaching mathematics and chemistry in non-formal spaces: Forest of Science
Autor(es): Mota, Denise Medim da
Jesus, Raine Luiz de
Terán, Augusto Fachín
Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo;Ensino de Matemática;Ensino de Química;Bosque da Ciência
Data do documento: 9-Mai-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BIANCONI, M. L.; CARUSO, F. Educação não Formal. Ciência e Cultura, v.57, n.4, 20, 2005. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental, 1998. _____. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Educação formal, informal e não formal em Ciências: Contribuições dos diversos espaços educativos. In: Fachín-Terán, A., Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 NOTA CIENTÍFICA EDUCATIVA 203 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.193-203 | jan-jun | 2014 Santos, S.C. S. (Org.). Novas perspectivas de ensino de Ciências em espaços não formais amazônicos. Manaus, AM: UEA Edições, 2013. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da Cultura Científica. Em Extensão, Uberlândia. v. 7, 2008. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. 2001. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO-Pesquisa em Educação em Ciências. v.3, n.1, Jun,2001. ROCHA, S. C. B., FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA edições, 2010. PERUZZO, F. M; CANTO. E. L Química na abordagem do cotidiano. 5. ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2009. VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v.57, n. 4, 21-23, 2005. VIEIRA, V. Analise dos espaços não-formais e sua contribuição para o ensino de ciências. Tese (Doutorado). Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Resumo: A Amazônia, por sua fauna, flora, clima e riquezas minerais é um dos mais ricos e sofisticados laboratórios naturais do planeta, no entanto, é pouco explorada pelos professores de Matemática e Química, principalmente no ensino e aprendizagem nas primeiras séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Levar o aluno a um contato direto com a natureza, encurta a distância entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático além de possibilitar o desenvolvimento afetivo e cognitivo do mesmo. No decorrer da disciplina Fundamentos da Educação em Ciências do Mestrado em Educação em Ciências, vivenciamos a oportunidade de aplicar nossos olhares diferenciados e propor práticas de ensino de Matemática e Química para serem trabalhadas no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Alcançarmos tal propósito só foi possível devido à nossa formação nessas áreas. Da aula prática realizada no Bosque da Ciência surgiram três propostas de atividades práticas voltadas à aquisição do conhecimento científico: duas relacionadas à Matemática e uma relacionada à Química. Considerando a estrutura e os locais disponibilizados para estudos no Bosque da Ciência, em particular aqueles que visitamos, concluímos ser este um ambiente não formal favorável à realização de práticas que visem enriquecer as atividades pedagógicas dos professores das disciplinas em questão. Palavras Chave: Desenvolvimento cognitivo. Ensino de Matemática. Ensino de Química. Bosque da Ciência
Abstract: The Amazon, the fauna, flora and mineral resources qualifies as one of the richest and most sophisticated natural laboratories of the world, however, is little explored by teachers of Mathematics and Chemistry, especially when it comes to teaching and learning early grades of elementary school. To take the student into direct contact with the nature shortens the distance between the theoretical and practical knowledge in addition to allowing the cognitive and affective development. During of the discipline: Foundations of Science Education, in Masters in Science Education course, we experienced the opportunity to apply our points of view to propose practical teaching of Mathematics and Chemistry with possibilities of being performed in the Forest of Science from the National Institute of Amazonian Research. However, the proposal was only possible because of our training in the two areas addressed. The practical class held in Forest of Science culminated in proposals for three practical activities aimed at the acquisition of scientific knowledge, two related to Mathematics and one related to Chemistry. Considering the structure and locations available for studies in Forest of Science, principally those that we visited, we conclude that this is a non-formal environment conducive for practices designed to enrich the educational activities of teachers of the current subjects. Key words: Cognitive development. Math Teaching, Chemistry Teaching, Forest of Science.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2987
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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