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Título: O corpo Humano e a tabela periódica - A percepção dos usuários sobre um jogo computacional
Título(s) alternativo(s): “The human body and the periodic table": The perceptions of users on a computer game.
Autor(es): Chacon, Eluzir Pedrazzi
Robaina, Nicolle Figueira
Palavras-chave: Tabela Periódica;Corpo Humano;Jogo Didático
Data do documento: 6-Mar-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARANHA, G. Jogos eletrônicos como conceito chave para o desenvolvimento de aplicações imersivas e interativas para o aprendizado. Ciências & Cognição, 07, 105-110, 2006. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/560/347>. Acesso em: 05 mai. 2013. CAVALCANTI, E. L., DEUS, T. C.; SOARES, M. H. F. Jogo "Batalha Periódica" Explorando a Tabela Periódica e Suas Propriedades. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0906-1.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2013. CHACON, E. P.; ROBAINA, N. F.; ALVES, D. D.; MARQUES, M. M.; OLIVEIRA, R. D. V. L. O corpo humano e a Tabela Periódica – um jogo computacional. Anais XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010a. Disponível em: <http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0479-1.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2013. CHACON, E. P.; ROBAINA, N. F.; ALVES, D. D.; MONTEIRO, M. M.; OLIVEIRA, R. D. V. L. 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Resumo: 03/2014) Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a percepção dos usuários sobre um jogo didático computacional elaborado com a finalidade de trabalhar a tabela periódica em uma abordagem interdisciplinar, interessante e dinâmica através da articulação da Química com a Biologia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa aplicada e exploratória. Os dados foram obtidos através de questionários, que buscaram as percepções dos jogadores sobre o software desenvolvido. O público alvo foi de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro; alunos de um pré-vestibular social; universitários do primeiro período dos cursos de graduação em Química; e formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense (UFF). Observa-se que o jogo apresenta um grande potencial motivacional para a aprendizagem da tabela periódica. Palavras chaves: Tabela periódica. Corpo humano. Jogo didático.
Abstract: This paper aims to show the users' perception on an educational computer game developed with the purpose of using the periodic table in an interdisciplinary, interesting and dynamic approach through the combination of Chemistry with Biology. The research is characterized as qualitative, exploratory and applied. The data were collected through questionnaires, which sought the perceptions of the players on the developed software. The target audience were students and teachers from primary and secondary schools in the public and private sector of Rio de Janeiro; students of social pre-university courses; university students in their first semester of undergraduate courses in Chemistry; and graduates of the Bachelor's Degree in Chemistry at the Universidade Federal Fluminense (UFF). Observe that the game features a great motivational potential for learning the periodic table. Keywords: Periodic table. Human body. Educational game
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2983
ISSN: 1984-7505
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