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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenegazzo, Nídia Silva-
dc.contributor.authorTrevisan, Eberson Paulo-
dc.contributor.authorGuarim Neto, Germano-
dc.contributor.authorHardoim, Edna Lopes-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-24T19:55:04Z-
dc.date.issued2014-02-26-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2981-
dc.description.abstractThis works aims to discuss the importance and the possibilities of alternative spaces to the classroom as meaningful learning boosters in an approach on content in an interdisciplinary way. However, we resort to such authors as: Candau (2000), Marandino (2003), Oliveira and Gastal (2009), Vieira et al. (2005), Hodkinson (2002), Dominguini (2008), Schnetzler (1992), Costa (2008), Feistel and Maestrelli (2012), Santos (2007), Perticarrari (2011), Silva (2008) and Carbonell (2002), among others. In this context , we seek to give a new look to the Teaching of Science and Mathematics, frequently supported in the transmission and content repetition; we present the Horto Florestal Tote Garcia, located in Cuiaba, Mato Grosso, as one of those spaces. This is due to familiarity this environment with so many others that exist in large urban centers of our country, which allows the reflection and inclusion of such activities in our school practices. Key words: Meaningful learning. Teaching science and mathematics. Non-formal education spaces. Forestal gardenpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEspaços Não Formaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHorto Florestalpt_BR
dc.titleO Horto Florestal Tote Garcia como instrumento pedagógico para o ensino de ciências e matemática revelando possibilidades e limitespt_BR
dc.title.alternativeThe horto florestal Tote Garcia as a tool for teaching science and mathematics: revealing possibilities and limitspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T19:55:04Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage22pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a importância e as possibilidades dos espaços alternativos à sala de aula como potencializadores de aprendizagem significativa na abordagem de conteúdos de maneira interdisciplinar. Para tal fim, recorremos a autores como: Candau (2000), Marandino (2003), Oliveira e Gastal (2009), Vieira et al. (2005), Hodkinson (2002), Dominguini (2008), Schnetzler (1992), Costa (2008), Feistel e Maestrelli (2012), Santos (2007), Perticarrari (2011), Silva (2008) e Carbonell (2002), entre outros. Nesse contexto, buscamos dar um novo olhar para o ensino de ciências e matemática, frequentemente apoiado na transmissão e repetição dos conteúdos. Apresentamos o Horto Florestal Tote Garcia, localizado em Cuiabá, Mato Grosso, como um desses espaços. Isso se deve a familiaridade desse ambiente com tantos outros existentes nos grandes centros urbanos de nosso país, o que possibilita a reflexão e inserção desse tipo de atividade em nossas práticas escolares. Palavras chave: Aprendizagem Significativa. Ensino de ciências e matemática. Espaços Não Formais de educação. Horto florestal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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