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Título: O Instituto Federal de São Paulo: A colaboração da divulgação cientifica no desenvolvimento da pesquisa
Título(s) alternativo(s): The federal institute of São Paulo: the collaboration of scientific disclosure in research development
Autor(es): Santos, Marcel Pereira
Costa, Luzia Sigoli Fernandes
Palavras-chave: Pesquisa Científica;Divulgação Cientifica;Institutos Federais de Educação;Ciência e Tecnologia;Ensino Tecnológico;Educação Profissional
Data do documento: 12-Mai-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.182, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 20 set. 2010. BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.940, de 19 de maio de 2009. Estabelece 2009 como Ano da Educação Profissional e Tecnológica e o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Brasília, DF, 19 maio 2009. Disponível em: <http://www.leidireto.com.br/lei-11940.html>. Acesso em: 19 set. 2010. CURTY, M. G.; BOCATTO, V. R. C. O artigo científico como forma de comunicação do conhecimento na área de Ciência da Informação. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 94-107, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/305>. Acesso em: 04 jul. 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 126 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.111-126 | jan-jun | 2014 DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 120 p. DUARTE, J. Da divulgação científica à comunicação. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, São Bernardo, v.1, n.2, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www2.metodista.br/unesco/GCSB/reproducao_divulgacao.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2012. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Conselho Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional. São Paulo, 2008. Disponível em: <www.ifsp.edu.br>. Acesso em: 20 set. 2010. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Histórico da Instituição. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://189.108.236.229/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=59&limitstart=2>. Acesso em: 20 jul. 2011. LEÓN, B. El documental de divulgación científica. Barcelona: Paidós, 1999. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 320 p. MOURA, A. M. S; MATTOS, C. V; SILVA, D. C. Acesso e recuperação da produção científica pela biblioteca universitária: os Anais de Eventos. In: Seminário Nacional De Bibliotecas Universitárias, 12, Rio de Janeiro, 2002. Anais... Rio de Janeiro: UFF, 2002. PACHECO, E. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/cavg/noticias/arq/1_cartilha_institutos.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2011. RODRIGUES, M. E. F. A pesquisa no ensino e o ensino na pesquisa. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 3, p. 363-372, set./dez. 2003. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo>. Acesso em: 04 jul. 2012. ROLAND, M. C. Convite aos Pesquisadores para uma reflexão sobre suas Práticas de Pesquisa. In: VOGT, C. (Org.). Cultura Científica: Desafios. São Paulo: Fapesp, 2006. SANTOS, C. A. S. As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia: um estudo de percepção sociocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo. 2012, 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade)- Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2012. SILVA, H. C. O que é divulgação científica. Ciência & Ensino, Campinas, v.1, n.1, dez. 2006. Disponível em: <www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino>. Acesso em: 28 jun. 2012.
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 23 de dezembro de 1909, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. No dia 18 de janeiro de 1999, transformou em “Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs)”. Em 2008, através da Lei nº 11.892, os CEFETs transformaram-se em “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Com esta última transformação, os Institutos Federais passaram a ter status de Universidade, trabalhando com a tríade: ensino, pesquisa e extensão. O trabalho objetivou apontar quais as práticas relacionadas à divulgação científica que são realizadas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Assim, como foco da pesquisa utilizou-se os docentes que atuam nos cursos superiores. Para obter informações junto aos docentes foi utilizada como técnica de coletas de dados o questionário. Como resultados foram realizados: o levantamento das ações de divulgação científica; foi possível verificar a percepção dos docentes em relação à divulgação científica. Conclui-se que a transformação de CEFET-SP em IFSP ainda não influenciou de maneira significativa o desenvolvimento da divulgação científica que é praticamente inexistente. Deve-se ressaltar que o tempo de transformação em IFSP é pequeno, para uma instituição centenária, assim, necessita-se de um maior período para que as transformações sejam identificadas. Foram apontadas várias sugestões com o objetivo de proporcionar melhorias nas condições tanto da pesquisa institucional quanto da realização da divulgação científica. Palavras-chave: Pesquisa Científica. Divulgação Cientifica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ensino Tecnológico. Educação Profissional.
Abstract: The Federal Institute of Education, Science and Technology was created December 23, 1909, for the professional and free primary education. On January 18, 1999, turned into "Federal Centers for Technological Education (CEFETS)". In 2008, through law No. 11892, the FCTEs turned into "Federal Institute of Education, Science and Technology". With this last transformation, the Federal Institutes have gained University status, working with the triad of teaching, research and extension. The study aimed to pinpoint which related to science communication practices that are carried on the Federal Institute of São Paulo (IFSP). So, as the focus of research used teachers who work in undergraduate education. To obtain information from the teachers was used questionnaires as a technique for data collection. As results were achieved: records of the shares of scientific disclosure, it was possible to verify the perception of teachers towards science. In conclusion, the transformation of CEFET-SP into IFSP has not yet significantly influenced the development of science disclosure that is virtually absent. It should be noted that the transformation time in IFSP is small for a century-old institution, so, it requires a longer period to which the transformations are identified. Several suggestions in order to provide better conditions both institutional researches as the realization of scientific publications were identified. Keywords: Scientific Research. Scientific Disclosure. Federal Institutes of Education, Science and Technology. Technological Education. Professional Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2980
ISSN: 1984-7505
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