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Título: Ética no ensino de ciências o que pensam os professores de ciências sobre eticidade durante a apresentação do tema transgênicos e suas implicações sócio ambientais
Título(s) alternativo(s): Ethics in Science Teaching: what science teachers think about the ethics during the presentation of the theme: transgenics and socio environmental implications
Autor(es): Brum, Wanderley Pivatto
Schuhmacher, Elcio
Palavras-chave: Ética;Ensino de Ciências;Transgênicos
Data do documento: 2-Fev-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALTIERI, M. A. The environmental risks of transgenic crops: an agroecological assessment. AgBiotech news and Information, 2008. ARAGÃO, F. J. L. Organismos transgênicos: explicando e discutindo a tecnologia. Barueri, São Paulo: Manole Ltda, 2003. BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 3. ed. São Paulo: Contraponto, 2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 19 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.01-21 | jan-jun | 2014 BATAGLIA, P. U. R. A construção da competência moral e a formação do psicólogo. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. BAUER, M.W.; G. Gaskell. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. BICUDO, M. A. V. Fundamentos éticos da educação. São Paulo: Autores Associados/ Cortez, 2007. BIZZO, N. Ciências: Fácil ou difícil. 2. ed. 10ª impressão. São Paulo: Ed. Ática, 2008. BRASIL. 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Resumo: Apresentamos os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências no município de Tijucas, Santa Catarina sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e a técnica de complemento. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, discurso ideológico e desenvolvimento moral; e atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam a importância do tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de ciências, não explicitando aspectos importantes, como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre o “utilizar a ética”, no entanto ainda encontram dificuldades em efetivar nas salas de aula, um processo de formação ética. Palavras-chave: Ética. Ensino de ciências. Transgênicos.
Abstract: We present the results of a research aimed to analyze the perspective of six science teachers in the municipality of Tijucas, Santa Catarina about ethics in science teaching during a presentation in class about the transgenic theme. To collect data, we used semi-structured interviews and the technique of complement. For analysis, we defined three topics: nature of ethics, ideological discourse and moral development, and attitudes of science teachers in tense situation. In general, we find that teachers have significant aspects that characterize the importance of the theme: transgenic, in teaching practice, questioning, valuing records and information offered by the media in general, for example. However, some to still have a partial understanding of ethics in science teaching, not explaining important aspects like their critical and reflective position on the use of transgenic. We noticed that they have notions about the "using ethics", however still find it difficult to carry out in the classroom, a process of ethical education. Keywords: Ethics. Science teaching. Transgenic
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2978
ISSN: 1984-7505
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