DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Márcio Silveira-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-24T19:46:49Z-
dc.date.issued2014-03-10-
dc.identifier.citationAMORIM, M. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemologia. In: Freitas, M.T. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2003. BEZERRA, J. A. A reafirmação do bairro: um estudo geo-histórico do bairro do Alecrim na cidade de Natal. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: Coleção Explorando o Ensino, v. 22, Brasília: Ministério da Educação, 2010. CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. FIALHO, E. S. A geografia escolar e as questões ambientais. Revista Ponto de Vista. v. 5. São Paulo, p. 49–63, 2008. GEORGE, P. Geografia urbana. Tradução Grupo de Estudos Franceses de Interpretação e Tradução. São Paulo: Difel, 1983. LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 2003. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. PEREIRA, L. A. G.; CORREIA, I. S.; OLIVEIRA, A. P. Geografia fenomenológica: espaço e percepção. Revista Caminhos de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, v. 11, n. 35, p. 173-178, 2010. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo razão e emoção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. SEABRA, O. C. L. Urbanização e fragmentação: cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole, a partir das transformações do Bairro do Limão. 2003. 397 f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2974-
dc.description.abstractOften the student from a community does not realize his urban surroundings, which is near his home, school, recreation area, daily living. The understanding the spaces can be reflected and known from the perceptions of lived experience of people in those places. Residents in the neighborhood analyze their space through the way they incorporate that location, as a feeling of belonging to that place - in adaptation to their identity, their lifestyle and their history. This article presents the experience in the classroom, where we proposed practical activities involving the perception of the student by mean of maps and photographs, from the study of the perception of the place -in this case the district- by students of Geography from the public high school Mary Magdalene Santana de Lima, located in Armando Mendes, neighborhood on the outskirts of Manaus-AM. We present the perspectives from activities performed in the classroom contextualizing with the reality that students belong, stimulating thinking geographic, promoting the student's interpretation of their neighborhood and the relationship with other places. Key words: Instructional strategies. School Geography. Urban Experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de Ensinopt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectVivências Urbanaspt_BR
dc.titleConhecendo a geografia do bairro em sala de aula estratégia de ensino-aprendizagem aplicada em uma escola da Zona Leste de Manauspt_BR
dc.title.alternativeTo know the geography of neighborhood in the classroom: teaching-learning strategy applied in a school at the zone east in Manauspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T19:46:49Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage144pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage136pt_BR
dc.description.resumoMuitas vezes o estudante de uma comunidade não percebe o seu entorno urbano, o que está nas proximidades de sua casa, escola, área de lazer, enfim do seu convívio diário. A compreensão do espaço pode ser refletida e conhecida a partir das percepções de vivência e experiência das pessoas nos lugares. Os moradores de um bairro podem analisar seu espaço através da sua maneira de se incorporar àquele local, no sentindo de pertencimento ao lugar – em adequação à sua identidade, seu estilo de vida e a sua história. O presente artigo discorre da experiência em sala de aula, na qual propusemos atividades práticas envolvendo a percepção do educando por meio de mapas e fotografias, a partir do estudo da percepção do lugar, nesse caso o bairro, por alunos de Geografia do ensino médio da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada no bairro Armando Mendes, na periferia de Manaus-AM. Apresentando perspectivas de atividades executadas em sala de aula contextualizando com a realidade a qual os alunos pertencem, estimulando o pensar geográfico, promovendo ao aluno a interpretação do seu bairro e a relação com outros lugares. Palavras chave: Estratégias de Ensino. Geografia Escolar. Vivências Urbanaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons