DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2971
Title: A abordagem ctsa na licenciatura em química caminhos para uma alfabetização cidadã
Other Titles: The CTSA approach in degree in chemistry: pathways to citizen literacy
Authors: Figueiredo, Márcia Camilo
Rodrigues, Maria Aparecida
Keywords: Perspectiva CTSA;Formação de Professores;Ensino de Química;Aprendizagem;Formação;Cidadania
Issue Date: 26-May-2014
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: AIKENHEAD, G. Science-technology-society science education development: from curriculum policy to student learning. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI: ACT - Alfabetização em ciência e tecnologia, 1., Brasília, DF, 1990. Ata… Brasília, DF, 1990. Mimeografado. ALVES, J. A. P.; MION, R. A.; CARVALHO, W. L. P. Implicações da relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente na formação de professores de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luís. Anais... São Luís: CEFET, 2007. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007. BRASIL. Câmara dos Deputados. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5. ed. Brasília, DF: Centro de Documentação e Informação, 2010. 60 f. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciência. São Paulo: Cortez, 1993. v. 26. CHASSOT, A. I. A educação no ensino da Química. Ijuí: UNIJUÍ, 1990. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 192 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.181-192 | jan-jun | 2014 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 288 p. MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009. MARTÍN, M. M. Formación para la ciudadanía y educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, [Madrid], n. 42, p. 85-102, 2006. PINHEIRO, N. A. M. et al. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. RESTREPO, M. M. C. El Enfoque CTS en la formación inicial de profesores de ciencias en la Universidad. Mesa-redonda: Educação em ciências com enfoque CTS: desafios no contexto Ibero-Americano-MR3. In: SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CIÊNCIA-TECNOLOGOA-SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS, 2., 2010, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: [s.n.], 2010. RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidade para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Campinas, SP, v. 1, nov. 2007. Número especial. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/160/113>. Acesso em: 12 fev. 2014. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2010. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-110, 2001. VASCONCELLOS, E. S. Abordagem de questões socioambientais por meio de tema CTS: análise de prática pedagógica no ensino médio de Química e proposições de atividades. 2008. Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou investigar se o curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública Estadual do Paraná fornece um embasamento teórico orientado pela perspectiva CTSA. Os dados foram coletados no decorrer de uma oficina intitulada “motores de combustão interna”, que teve como foco a perspectiva CTSA. Participaram da pesquisa onze licenciandos do quarto período do curso, que responderam a questionários contendo questões abertas durante o desenvolvimento da referida oficina. A análise de conteúdo das respostas desses licenciandos revelou que a perspectiva CTSA é contemplada no curso, recebendo maior ênfase nas disciplinas pedagógicas. Além disso, tal análise evidenciou as concepções dos licenciandos a respeito dessa perspectiva de ensino. Palavras chave: perspectiva CTSA. Formação de Professores. Ensino de Química. Aprendizagem. Formação para a cidadania.
Abstract: The present research aimed to investigate if the Undergraduate Degree in Chemistry from the State University of Paraná provides a theoretical base oriented by CTSA perspective. The data have been collected throughout a workshop named “internal combustion motors”, which has focused on CTSA perspective. The research subjects are eleven (11) undergraduate degree students, from fourth semester in the course, whose answered questionnaires containing open questions during the development of such workshop. The analysis concerning the content of the answers has revealed that the CTSA perspective is present in the course, having a major emphasis on pedagogic subjects. Besides that, the referred analysis has displayed the conceptions of undergraduate degree students regarding this learning perspective. Key words: CTSA perspective. Teachers‟ Training. Chemistry teaching. Learning. Citizenship training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2971
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A abordagem ctsa na licenciatura em química caminhos para uma alfabetização cidadã.pdf322,83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons