DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Maria dos Remédios de-
dc.contributor.authorRamos, Maria Neide Carneiro-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-24T14:44:52Z-
dc.date.issued2014-05-15-
dc.identifier.citationAMORIM, A. C. R. de. O que foge do olhar das reformas curriculares: nas aulas de biologia, o professor como escritor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 47-65, 2001. CORAZZA, S. M. O docente da diferença. Apresentado na mesa redonda: “Currículo, diferenças e identidades”. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares. Florianópolis. UFSC. 2008. CASTAGNA, M. L; VEIGA- NETO, A. Estudos Culturas da Ciência e Educação. Belo Horizonte. Autêntica, 2009. CHAVES, S; BRITO, M. R. Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e autobiográfica. Belém: Cejup, 2001. CHAVES, S. Reencantar a Ciência, reiventar a docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. v. 5. São Paulo: Editora 34, 1997. DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Portugal: Relógio D‟água, 2004. GONTIJO, P. E. Nos caminhos de uma educação por vir: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze. 157f. 2008. (Tese de Doutorado Acadêmico). Universidade Estadual de Campinas – Educação. Campinas: UNICAMP, 2008. LEVY, T. S. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. RAMOS, M. N. C. Por um ensino e uma aprendizagem da criação e da problematização ou as linhas que compõem as modalidades e as experiências docentes de professoras de ciências. 76f. 2012. (Dissertação de Mestrado Acadêmico). Universidade Federal do Pará – Instituto de Educação Matemática e Científica. Belém: UFPA, 2012. SCHERÉR, R. Aprender com Deleuze. Trad. TADEU, T.; CORAZZA, S. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 93. 2005. Disponível em: <http://www.robertexto.com.br>. Acessado em: 10/05/2011. SOUSA, D. Lógica do acontecimento. Porto: Edições Afrontamento, 1995.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2968-
dc.description.abstractEven in with practices of teaching still work with certain models and forms to control the learning and teaching, the education finds another ways like the non-institutional. This work aims to suggest the possibilities of science teaching by the inventive event. The research uses for theoretical framework the authors Gilles Deleuze and Félix Guattari and empirical studies in a Science Club from Breves, in the State of Pará. We selected the narrative of three teachers about their educational practices performed in the Science Club in Breves. The results show a teaching and learning in science beyond the mechanistic and structuralists practices, and recognize that there in the educational process -the action of teaching and learning- there is a leak, being that which escapes from the control of the teacher or the student. In this sense, there is a movement, by means of the event, forging singularities, carrying the practice of science education for inventive ways. Keywords: Science Teaching. Event. Teaching and Learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleQuando o ensino e aprendizagem em ciências são atravessados pelo acontecimento novas modulações, novos problemaspt_BR
dc.title.alternativeWhen the teaching and learning science crossed by the event: new modulations, new problemspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T14:44:52Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage180pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage170pt_BR
dc.description.resumoMesmo em uma prática de ensino ainda preocupada com modelos e formas determinadas como esforço de controlar o aprender e o ensinar, a educação escapa, faz seus vazamentos pelas vias não protocolares. A pesquisa objetiva movimentar a ideia de possibilidade de um ensino de ciências pelo acontecimento inventivo. Trabalha com o referencial teórico de Gilles Deleuze e Félix Guattari e faz estudos empíricos em um Clube de Ciências do município de Breves, no Estado do Pará. Elege a narrativa de três professores a respeito de suas práticas educacionais realizadas no Clube de Ciências de Breves. Como resultado, mostra um ensino e uma aprendizagem em ciências para além das práticas mecanicistas, estruturalistas para reconhecer que no processo educativo, na ação de ensinar e de aprender, há um vazamento, aquilo que escapa o que não está na ordem do controle do professor e nem do aluno. Sendo assim, há um movimento, por vias do acontecimento, forjando singularidades que arrastam a prática do ensino de ciências por vias inventivas. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Acontecimento. Ensino e Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons