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Título: Uma análise sobre o ensino de hemoterapianos cursos de graduação em Enfermagem no Amazonas
Título(s) alternativo(s): An analysis about the hemotherapy teaching in undergraduate course in nursing in State of Amazonas
Autor(es): Frantz, Sônia Rejane de Senna
Lopes Neto, David
Silva, Nair Chase da
Fachín, Mirian Elenit Lima de
Palavras-chave: Enfermagem;Ensino;Hemoterapia
Data do documento: 4-Dez-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977. BLAYA, C. Processo de avaliação. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/tramse/med/textos/2004_07_20_tex.htm>. Acesso em: 3 fev. 2012. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p.37. Nov. 2001. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN Nº 306/2006. Normatiza a atuação do enfermeiro em Hemoterapia. Disponível em: <http://site.portalcofen.gov.br/node/4341>. Acesso em: 20 out. 2010. FERREIRA, O.; et al . Avaliação do conhecimento sobre hemoterapia e segurança transfusional de profissionais de enfermagem. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. São José do Rio Preto, v.29, n.2, jun. 2007. FLORIZANO, A. A. T.; FRAGA, O. S. Os desafios da enfermagem frente aos avanços da hemoterapia no Brasil. Rev. Meio Ambiente Saúde, v.2, n.1, 2007. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 143 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.135-143 | jul-dez | 2014 ITO, E. E.; PERES, A. M.; TAKAHASHI, R. T.; LEITE, M. M. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, vol.40, n.4, p. 570-5, 2006. NETO, D. L.; TEIXEIRA, E.; VALE, E. G.; CUNHA, F. S.; XAVIER, I. M.; FERNANDES, J. D.; Kaneji Shiratori , SHIRATORI, K.; REIBNITZ, K. S.; SORDI, M R. L.; BARBIERI, M.; BOCARDI, M. I. B.. Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem. Rev Bras Enferm. Brasília, vol 61, n.1, p. 46-53, jan.-fev. 2008. NGUYEN, D. D.; et al. El blood donor satisfaction and intention of future donation. Transfusion. 2008. ROMANOWSKI, J. P; WACHOWICZ, L. A. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinvile-SC: UNIVILLE, 2006. Cap 5, p. 121-139. SILVA, M. A.; et al. Assistência dos profissionais de saúde frente as reações transfusionais em um hospital universitário. Rev. Enferm. UFPE. v.4, n.1, jan.-mar. 2010.
Resumo: Com o avanço da Enfermagem como ciência, reformulações no ensino se tornaram necessárias para que a construção do conhecimento ocorresse em consonância com as políticas públicas de saúde e de educação do país. Esta pesquisa teve como objetivos: Identificar as disciplinas de Ciências da Enfermagem que abordam conteúdos de hemoterapia, analisar os planos de ensino dos cursos de graduação em enfermagem no Estado do Amazonas e identificar o perfil dos docentes que ministram conteúdos de hemoterapia. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa com triangulação de fontes documentais e orais, provenientes dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Enfermagem, Planos de Ensino e Questionário sobre o perfil dos docentes, desenvolvida em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do Estado do Amazonas, que possuíam Curso de Graduação em Enfermagem autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os dados foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardim. Não existe disciplinas específicas de Enfermagem em Hemoterapia, apenas três instituições, dentre as oito pesquisadas apresentaram conteúdos de hemoterapia inseridos nos planos de ensino de Enfermagem em Saúde do Adulto. Nenhuma instituição apresentou objetivos específicos para hemoterapia. Os conteúdos ministrados são insuficientes para garantir o mínimo de conhecimento necessário para a assistência de enfermagem em hemoterapia. Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Hemoterapia.
Abstract: Due to the advancement of nursing as science, reformulations in the education have become necessary for the construction of knowledge to take place in line with public health policies and the national education. This research aimed to: Identify the disciplines of Nursing Sciences addressing hemotherapy content, analyze the teaching plans of undergraduate nursing courses in the State of Amazonas and identify the profile of teachers working with hemotherapy contents. The research was exploratory, descriptive, and had a qualitative approach forming part in a triangulation with bibliographic and oral sources from the Pedagogical Projects of Undergraduate courses in Nursing, Education Plan and Questionnaires about the teachers' profile in authorized higher education institutions with undergraduate course in Nursing on the State of Amazonas, public and private recognized by the Ministry of Education. For data analysis we applied the Bardim's technique. There is no specific Hematology disciplines in Nursing, only three institutions, among the eight surveyed had hemotherapy contents in education plans in Adult Health Nursing. No institution had specific goals for hemotherapy. The content taught are insufficient to guarantee the minimum necessary knowledge for nursing care in hemotherapy Keywords: Nursing. Education. Hemotherapy
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2967
ISSN: 1984-7505
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