DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Francivaldo Alves-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-24T14:41:56Z-
dc.date.issued2014-01-23-
dc.identifier.citationCAPDEVILLE, G. O Ensino Superior Agrícola no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.1, n.1, (julho de 1944). Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1944, p. 229-261. CHRISTILLINO, C. L. Relatórios Ministeriais. In: MOTTA, M. & GUIMARÃES, E. PROPRIEDADES e disputas: fontes para a história dos oitocentos. Niterói: EDUFF, 2011, p. 213-216. DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. JACOMELI, M.; MOLINA, R. História da Educação Agrícola no século XIX: Formação gestora e operária no Brasil. In: ROSÁRIO, Maria José Aviz do. O nacional e o local na História da Educação. Campinas: São Paulo, 2010. MACHADO, M. M. Relatório de Presidentes de Província. In: MOTTA, M.; GUIMARÃES, E. PROPRIEDADES e disputas: fontes para a história dos oitocentos. Niterói: EDUFF, 2011, p. 203-206. PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991. RIZZINI, I. A união da educação com religião nos institutos indígenas do Pará (1883- 1913). In: Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percurso e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia, 2006, Pp. 5315-5325. SANTOS, C. Imprensa. In: MOTTA, M.; GUIMARÃES, E. PROPRIEDADES e disputas: fontes para a história dos oitocentos. Niterói: EDUFF, 2011, p. 185-195. YAZBECK, D. Formando os bons trabalhadores: os primeiros grupos escolares em Juiz de Fora, Minas Gerais. In: Cadernos de História da Educação - nº. 2 - janeiro/dezembro, 2003, p. 99-105.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2966-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the deployment process of the rural school D. Pedro II, established in the provincial "Pinheiro" farm, close to Belém, showing its importance, in order to developing and the prosperous future of agriculture in the Amazon region, considering the promotion of rural education and agrarian sciences. This school represented a clash between customary actions of the settlers and the discourses of civility undertaken by the provincial government, which had in the administrative structure of the school its most direct representatives. These issues to be discussed, if so, how are necessarily important to understand the process of formation of a discourse that presents education bound knowledge of science as a strategy to civilize the rural Amazonian populations. Keywords: Field School. Pará. Nineteenth Century.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola do Campopt_BR
dc.subjectParápt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.titleQuando a educação “civiliza” ciência agronômica e ensino no projeto de criação da escola rural pedro ii (pará, anos de 1860)pt_BR
dc.title.alternativeWhen the education “civilizes”: agrarian science and education project in foundation of rural school Pedro II (Pará, year: 1860)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T14:41:56Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage181pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage170pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste texto é analisar o processo de implantação da escola rural D. Pedro II, estabelecida na fazenda provincial Pinheiro, nas proximidades de Belém, evidenciando sua importância, quando se tratava do desenvolvimento e futuro próspero da agricultura na região amazônica, considerando a promoção do ensino rural e das ciências agronômicas. Esta instituição de ensino marcava um embate entre as ações costumeiras dos colonos e os discursos de civilidade empreendidos pelo governo provincial, que tinha na própria estrutura administrativa da escola seus representantes mais diretos. Estas questões a serem desveladas, se constituem, portanto, como necessariamente importante para entendermos o processo de formação de um discurso que apresenta a educação vinculada ao conhecimento da ciência como estratégia de civilizar as populações rurais amazônicas. Palavras-Chave: Escola do Campo. Pará. Século XIX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons