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Título: The Forest of the Science: a learning environment for Science Education
Autor(es): Souza, Débora de
Branco, Anne Karynne A. Castelo
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Espaço Não Formal;Bosque da Ciência;Educação em Ciências
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. do R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.6, n.1, p.165-175, (2007). CACHAPUZ, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CASCAIS, M. G.; FACHÍN-TERÁN, A. Educação formal, informal e não formal em ciências: contribuições dos diversos espaços educativos. In: Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste (EPENN), 20, 2011, Manaus. Anais eletrônico. Manaus: UFAM, 2011. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/artigos-cientificos/>. Acesso em: 18 fev. 2013. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed., rev. Ijuí: Unijuí, 2011. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. GOMES, E. C.; GONZAGA, L. T.; SOUSA, E. R. V.; FACHÍN-TERÁN, A. Espaços não-formais contribuições para aprendizagem significativa: uma articulação necessária ao processo de ensino-aprendizagem. In: VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa e 3º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. São Paulo, SP, Brasil, 26 a 30 de julho de 2010. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/artigos-cientificos/>. Acesso em: 15 fev. 2013. ROCHA, S. C. B. da, FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA Edições, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 206 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.198-206 | jul-dez | 2014 SILVA, C. C.; FACHÍN-TERÁN, A. A utilização dos espaços formais como contribuição para a educação científica: uma prática pedagógica (que se faz) necessária. In: Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste (EPENN), 20, 2011, Manaus. Anais eletrônicos. Manaus: UFAM, 2011. Disponível em:<http://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/artigos-cientificos/>. Acesso em: 01 março 2013. TEIXEIRA, H. B.; QUEIROZ, R. M.; ALMEIDA, D. P.; GHEDIN, E.; FACHÍNTYERÁN, A. A inteligência naturalista e a educação em espaços não formais: um novo caminho para uma educação científica. Revista Areté, Manaus, v.5, n.9, p.55- 66, ago-dez, 2012.
Resumo: Este relato de experiência versa sobre as atividades realizadas no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, Manaus, Amazonas, Brasil, como atividade da disciplina de Fundamentos da Educação em Ciências do Curso de Mestrado Educação em Ciências da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. As experiências vivenciadas, as discussões em grupo, as leituras e socializações nos proporcionaram uma aprendizagem satisfatória e a compreensão da importância do espaço não formal no ensino de ciências. O nosso trabalho foi fundamentado em autores como: Cachapuz (2005), Cascais & Fachín-Terán (2011), Delizoicov et al. (2007), Chassot (2011), dentre outros. O objetivo deste relato é analisar a relevância do espaço não formal para o ensino de ciências e propor alternativas para o educador, à fim de contribuir na construção dos conhecimentos científicos dos educandos. O volume de informações contribuiu para reflexão das atividades desenvolvidas neste ambiente e a necessidade de explorar o ensino de ciências de forma atrativa, despertando o desejo, a curiosidade e principalmente a formação de hipóteses que estimulem a buscar novos aprendizados. Para o uso maximizado do espaço não formal o educador deve rever suas práticas pedagógicas, planejando suas aulas e instigando os educandos a pesquisarem e construírem novos conhecimentos. Palavras chave: Espaço não formal. Bosque da Ciência. Educação em Ciências.
Abstract: This experience report is about the activities in Forest of the Science of the National Institute for Amazonian Research - INPA, Manaus, Amazonas, Brazil, from a course taken: Education Fundamentals in Science in the Master's Degree in Sciences Education of the State University of Amazonas – UEA. The experiences, group discussions, readings and the socialization provided us with a satisfactory learning and understanding the importance of non-formal spaces in science education. Our work was based on authors such as: Cachapuz (2005), Cascais & Fachín-Terán (2011), Delizoicov et al. (2007), Chassot (2011), among others. The objective of this report is to analyze the relevance of non-formal spaces for science education and to propose alternatives for the educator aiming to contribute to the construction of the scientific knowledge in the students. The volume of collected information contributed to thinking of the activities in this environment and the need to attractively explore the science teaching, encouraging the curiosity and especially the develop of hypotheses that aim to stimulate new learning. For maximum use of non-formal spaces the educator should review their teaching, planning their class and encouraging the students to research and to develop and construction of new knowledge. Key words: Non-formal spaces. Forest of the science. Science education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2964
ISSN: 1984-7505
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