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dc.contributor.authorSouza, Érica de Souza e-
dc.contributor.authorCoelho, Arlene Medeiros-
dc.contributor.authorBatista Filho, Ágdo Régis-
dc.contributor.authorSilva, Denise Costa da-
dc.contributor.authorPinto, Elinaldo Sarmento-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-24T14:33:54Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.identifier.citationALVES, F. Psicomotricidade: Corpo, ação e emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008. BARROS, E. N. et al. Reeducação Psicomotora. IV FIPED. Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande. REALIZE Editora, 2012. BORGES, M. F; RUBIO, J. A. S. A Educação Psicomotora como instrumento no Processo de Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v.4, n.1, 2013. CITRANGULO, F. B. As Contribuições da natação para o desenvolvimento psicomotor infantil. Revista ENAF Science. v.7, n.1, outubro de 2012. COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artimed, 2011. DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. DROUET, R. C. R. Distúrbios de aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 2001. FABER, M. A; SOUZA, A. L de. Psicomotricidade e desenvolvimento na Educação Infantil. Manaus: UEA/Valer, 2008. FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significados psiconeurológica dos fatores psicomotores. 2. ed. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2012. FRIEDMAN, A. Brinquedoteca: o direito de brincar. São Paulo: Maltese, 1992. KISHIMOTO, T. M (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002. LE BOULCH, J. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. 2. ed. Porto. Alegre: Artmed, 1987. MEUR, A. de; STAES, L. Psicomotricidade educação e reeducação. Barueri, SP: Manole, 1991. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 123 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.108-123 | jul-dez | 2014 SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2961-
dc.description.abstractThe current article arose from the lived experience during the course of an extension project entitled “Psychomotor Reeducation with students with learning problems from 1st till 3rd grade from a municipal elementary schools in Parintins. The purpose was to develop the psychomotor reeducation with students, showing to the teachers that is possible do them without being necessary to stop working the schools educational proposal, however, fitting in activities suggested to a methodology which allows to the student to develop necessary basic skills for literacy process. The surveying of theoretical about education and psychomotor reeducation and the role of playing at the cognitive, social and emotional development for child is supported in researches made by Meur and L. Staes (1991), Alves (2008), Faber and Souza (2008), among others. Then, the participating observation was carried out at the researched schools. Subsequently the planning and developing the workshops of body schema, laterality and pre-writing, and finally, the workshops were taken place at the schools. Results presents that one of the factors which cause such difficulties to learn is due to psychomotor disturbances that result in problems, like: mirror writing, incorrect path of letters, hypertonia and among others found in the schools where we performed the activities of the extension project. Therefore the experiences acquired through this project had significant contributions for our development, for it brought greater understanding about how much important Education and Psychomotor Reeducation are, contact with the municipal schools and the possibility to intervene in reality. Keywords: Psychomotor Reeducation. Learning Problems. Games and Child's play.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReeducação Psicomotorapt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos e Brincadeiraspt_BR
dc.titleEducação e reeducação psicomotora por meio de jogos e brincadeiras nas escolas de Parintinspt_BR
dc.title.alternativePsychomotor Education and Reeducation by mean of games and child’s play at schools in Parintinspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T14:33:54Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage123pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage108pt_BR
dc.description.resumoEste artigo surgiu da experiência vivenciada durante a realização de um projeto de extensão intitulado “Reeducação Psicomotora com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal do Município de Parintins”. O objetivo foi desenvolver a reeducação psicomotora com alunos, mostrando aos professores que é possível fazê-las sem que seja preciso parar de trabalhar a proposta pedagógica da escola, mas adequando as atividades propostas a uma metodologia que permita ao aluno desenvolver suas habilidades básicas fundamentais ao processo de alfabetização. O levantamento teórico sobre educação, reeducação psicomotora e o papel do jogo no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança está respaldado nos estudos de Meur e L. Staes (1991), Alves (2008), Faber e Souza (2008) entre outros. Em seguida fez-se a observação participante nas escolas investigadas, após o término dessas ações houve o planejamento e a construção das oficinas de Esquema Corporal, Lateralidade e Pré-escrita e por fim, foram realizadas as oficinas nas escolas. Os resultados evidenciaram que um dos fatores que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são as perturbações psicomotoras que originam problemas tais como: escrita espelhada, traçado incorreto das letras, hipertonia entre outros encontrados nas escolas onde foram desenvolvidas as atividades do projeto de extensão. Conclui-se que a experiência obtida por meio desse projeto teve significativas contribuições para nossa formação, pois permitiu uma maior compreensão sobre a importância da Educação e Reeducação Psicomotora, contato com as escolas do Município e possibilidade de intervir na realidade. Palavras Chave: Reeducação Psicomotora. Dificuldades de aprendizagem. Jogos e brincadeiraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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