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Título: Diagnóstico sobre a experimentação no ensino de Química das escolas da rede pública de ensino médio da capital Boa vista, Roraima
Título(s) alternativo(s): Diagnostic of experimentation in Chemistry Teaching in Public Schools of Boa Vista, Roraima
Autor(es): Lima, Evangelista Ferreira de
Rizzatti, Ivanise Maria
Satelles, José Lopes
Silva, Sebastião Melo da
Silva, Deysiane Hosana Silva e
Carneiro, Eudocha Almeida
Fernandes, Fabiana da Silva
Silva, Ismayra Oliveira
Pinto, Jackson Rodrigo Sousa
Carvalho, Luana
Silva, Mayara de Sousa
Barbosa, Milene Tarumã
Isaac, Talles Bruce da Silva
Palavras-chave: Experimentação;Aulas de Química;Formação de Professores
Data do documento: 22-Dez-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. v. 3. BRIGHENTE, I. M. C.; MARCONI, D. M. O.; SOUZA, T. C. R. Utilização de aulas experimentais como recurso instrucional. In: 23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 23-26 mai. 2000, Poços de Caldas. Livro de Resumos... Poços de Caldas: SBQ, 2000. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1321-1/>. Acessado em: março de 2012. CASTILHO, D. L.; SILVEIRA, K. P.; MACHADO, A. H. As aulas de Química como espaço de investigação e reflexão. Química Nova na Escola, n.9, p.14-17, mai. 1999. GIORDAN, M.. O papel da Experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n.10, p.43-49, nov. 1999. GONÇALVES, F. P.; MARQUES, A. C. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v.11(2), p. 219-238, 2006. PAULA, R. C. O.; LARANJEIRAS, C. C. O uso de experimentos históricos no ensino de física: um resgate da dimensão histórica da ciência a partir da experimentação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5., 2005, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005. 1 CD-ROM RIZZATTI, I. M.; ZANETTE, D.; ZANETTE, D. R. Determinação potenciométrica da concentração micelar crítica de surfactantes: uma nova aplicação metodológica no ensino de Química. Química Nova, v.32, n.2, 518-521, 2009. SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a idéia de cidadania.Porto: Mirandum. Ano X. n.17. 2006. SOARES, J. S. Levantamento do Perfil Sócio-Econômico e Cultural dos professores de Química da rede pública de Boa Vista, Roraima. Monografia (TCC). Universidade Estadual de Roraima, 60p., 2011 VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n.13, p.38-40, mai. 2001.
Resumo: O ensino de Química relaciona teoria e prática, porém, é necessário que as escolas estejam equipadas com laboratórios e professores capacitados. Este artigo avaliou dez escolas de Ensino Médio da rede pública da capital Boa Vista, Roraima, acerca do uso da experimentação no ensino de Química nas três séries, bem como as condições estruturais das escolas para o uso da experimentação como proposta de ensino, e aspectos relacionados à formação e capacitação dos professores de Química. Os resultados obtidos através da aplicação de questionários e visita às escolas mostraram que o número de atividades experimentais é insuficiente, ou mesmo inexistente, e que muitas escolas não dispõem de laboratório de ensino de Química ou Ciências, tampouco outro tipo de sala destinada a esse fim. Todos os professores avaliados neste trabalho são licenciados em Química, mas relataram a deficiência na formação quanto ao uso da experimentação. Palavras chave: Experimentação. Aulas de Química. Formação de professores.
Abstract: The Chemistry teaching relates theory and practice, however, it is necessary to schools to have well-equipped laboratories and trained teachers. This article assessed ten public high schools of Boa Vista, Roraima, on the use of experimental classes in Chemistry teaching at the schools, as well as the structural conditions of schools for the use of experimentation as proposed teaching, and aspects related to education and training of Chemistry teachers. The results obtained through the use of questionnaires and visits to schools, showed that the number of experimental activities is insufficient or non-existent, andthat many schools don’t have Chemical or Science laboratory, nor another type of room intended for that purpose. Although all teachers in this work are licensed in Chemistry, reported deficiencies in training in the use of experimentation. Keywords: Experimentation. Chemistry teaching. Teachers’ training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2959
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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