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Título: Currículo multiintercultural no contexto escolar implicações para a prática docente
Título(s) alternativo(s): Multi/intercultural curriculum in the school context: implications for teaching practice
Autor(es): Reis, Darianny Araújo dos
Palavras-chave: Multiculturalismo;Interculturalismo;Currículo multi/intercultural;Prática Docente
Data do documento: 12-Nov-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: O presente artigo é um recorte da pesquisa concluída no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Incide sobre parte da revisão de literatura realizada no contexto de uma investigação de natureza qualitativa, orientada pela metolodologia do estudo teórico. Tem como objetivo refletir sobre o multiculturalismo e o interculturalismo, como perspectivas educacionais, associando-os ao currículo escolar. Problematizamos a constituição de um currículo multi/intercultural, no sentido de explicitar aspectos pedagógicos e as suas implicações para a prática docente, sobretudo, quando os(as) professores(as) são confrontados(as) com a diversidade e as diferenças que se (des)encontram no espaço da escola. Portanto, para compor esta reflexão, buscamos tecer um diálogo a partir dos contributos teóricos de estudiosos do campo como Candau, Silva, Fleuri, Giroux, Mclaren, Sacristán, Santomé, dentre outros. Com base no estudo, torna-se relevante a necessidade de pautar na escola a discussão sobre as diferenças e a diversidade a fim de repensar e reorientar a formulação de currículos multi/interculturais no contexto cotidiano das práticas docentes. Palavras-chave: Multiculturalismo. Interculturalismo. Currículo multi/intercultural. Prática Docente.
Abstract: This article is part of a research completed under the Graduation Program studies in Education of the Federal University of Amazonas. This investigation puts an emphasis on the literature revision of a qualitative research, guided by the theoric study methodology. It has as a goal to reflect on the multiculturalism and the interculturalism as educational approaches, associating it to the school curriculum. We question about the development of a multi/intercultural curriculum, in order to clarify pedagogical principles and their implications on the teaching practice, especially when the teachers face the diversity and difference in the school. Therefore to elaborate this study we search for a dialogue from the theories of Candau, Silva, Fleuri, Giroux, Mclaren, Sacristán, Santomé, and others. Based on the study, we conclude that it becomes more and more important to rethink and refocus the development of curricula in the multi/intercultural daily context of the teaching practices. Key-words: Multiculturalism. Interculturalism. Curriculum multi/intercultural. Teaching Practice.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2958
ISSN: 1984-7505
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