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Título: Constituição da experimentação em ciências na modalidade ead
Título(s) alternativo(s): Composition of sciences experimentation on distance education
Autor(es): Heckler, Valmir
Motta, Cezar Soares
Galiazzi, Maria do Carmo
Palavras-chave: Experimentação em Ciências;Modalidade a Distância;Artefatos Científicos;Redes Colaborativas;Pesquisa Qualitativa
Data do documento: 23-Set-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.3, Florianópolis, p.291-313, dez. 2002. FARIA, J. C. N. et. al. O Ensino de Biologia Celular e Tecidual na Educação a Distância por Meio do Microscópio Virtual. Revista Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.6, n.3, p.63-75, 2011. FREITAS, C. S. Open Universyty: a democratização do conhecimento científico e a utilização de novas tecnologias da informação. In: SOBRAL, Fernanda. Educação, ciência e tecnologia na contemporaneidade. Pelotas: Educat, 2002. GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2008. GUELMAN, C. B. et al. The influence of tablet PCs on students’ use of multiple representations in lab reports. AIP Conference Proceedings, Ann Arbor, v. 1179, p.153-156, 2009. HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. 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Resumo: O artigo apresenta compreensões sobre a constituição da experimentação em Ciências na modalidade a distância (EaD). Pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico pela análise das informações a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), com duas categorias emergentes no estudo: a) Democratizar as TIC e o contexto educacional possibilita diferentes percepções das atividades de laboratório em Ciências; b) A experimentação em Ciências na EaD em rede colaborativa com artefatos científicos. Interlocuções sobre a convergência de ações da comunidade científica contemporânea e as atividades da experimentação nessa modalidade educativa. Registra como resultados as diferentes possibilidades no uso e desenvolvimento de artefatos/ferramentas (materiais e simbólicos), entre esses, experimentos remotos, softwares, modelos computacionais, plataformas de aprendizagem, animações, simulações, kits de laboratório, vídeos e ferramentas multimídia que podem ser utilizados via/na web. Associado ao envolvimento dos sujeitos em processos investigativos sobre fenômenos da natureza com mediação, interação, diálogo, colaboração e autoria na construção de aprendizagens da Educação em Ciências com artefatos científicos pelas interações colaborativas na/via internet. Palavras Chave: Experimentação em Ciências. Modalidade a distância. Artefatos científicos. Redes colaborativas. Pesquisa qualitativa.
Abstract: This article presents understandings about the composition of sciences experimentation on distance education (EaD). This is a qualitative research with a phenomenological-hermeneutic nature because we chose a Discursive Textual Analysis (ATD) for data analysis with two emerging categories in the field: a) Democratizing TIC and the educational context enables different perceptions in the sciences lab activities; b) Sciences experimentation on distance education in a collaborative network with scientific artifacts. Interlocutions about the actions of the contemporary Scientific Community and the experimentation activities carried on this educational modality. Results registers different possibilities for application and development of artifacts/tools (material and symbolic) like remote experiments, software, computer models, learning platforms, animations, simulations, lab kits, videos and online multimedia tools. Associating the involvement of subjects in investigative process about natural phenomena with mediation, interaction, dialogue, collaboration and authorship in the construction of learning in Science Education aided by scientific artifacts for online collaborative interactions. Keywords: Sciences Experimentation. Distance education. Scientific Artifacts. Collaborative Networks. Qualitative research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2956
ISSN: 1984-7505
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