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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Reana da Silva de-
dc.contributor.authorOliveira, Keliane Bolhosa de-
dc.contributor.authorPará, Kelly Dayany de Souza-
dc.contributor.authorCosta, Ticiane Viana da-
dc.contributor.authorAmoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-24T13:58:24Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.citationALVEZ, C. B. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez / Carla Barbosa Alvez, Josimário de Paula Ferreira, Mirlene Macedo Damázio. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 4. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar). BRASIL, MEC. Portaria nº 1679 de 02/12/1999. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 NOTA CIENTÍFICA EDUCATIVA 197 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.190-197 | jul-dez | 2014 BRITO, L. F. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de linguística e filosofia, 1995. CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006. MITTLER, P. Educação Inclusiva. Contextos Sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003. Disponível em: <www.ines.org.br>. Acesso em: Nov. de 2013. SASSAKI, R. K. Inclusão: A Universidade e as pessoas com deficiências. Maio/2001 (mimeo).pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2952-
dc.description.abstractThe Brazilian Sign Language (LIBRAS) is a visual gestural language used by the deaf community and currently included in the National Curriculum of undergraduate courses. Therefore, it was planned through this work to consider and discuss about this theme, based on the inclusion in a constructivist conception about learning. Thereby, this work aimed to perform the Brazilian Sign Language in non-formal spaces, where hearing people met the reality experienced by deaf people; focusing on to build knowledge about the Brazilian Sign Language (LIBRAS); breaking stigmas concerning the disability through recognition of their culture and identity. The guiding procedures of this work comes from the Extension Project entitled “Leaning LIBRAS in non-formal spaces: learning for not exclude”, being held in main squares, churches, houses and among others, encouraging them to learn the Brazilian Sign Language. Consequently, the use of LIBRAS (Brazilian Sign Language) in non-formal spaces through the adoption and dialogue among all. Keywords: LIBRAS, Inclusion, Non-formal spaces and society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEspaços não Formaispt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleAprendendo língua brasileira de sinais -libras em espaços não formais aprender para não excluirpt_BR
dc.title.alternativeLearning LIBRAS in non-formal spaces: learning for not excludept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T13:58:24Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage197pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage190pt_BR
dc.description.resumoA Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual usada pela comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim, pretendeu-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como ponto de partida a inclusão a partir de uma concepção construtivista da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS em espaços não formais, onde as pessoas ouvintes conheceram a realidade vivenciada pelas pessoas surdas, tendo como foco principal construir conhecimentos acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, do ser surdo, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua cultura e da sua identidade. Os procedimentos que nortearam este trabalho se deu através do projeto de extensão intitulado “Aprendendo LIBRAS em espaços não formais: aprender para não excluir”, sendo realizado em praças, igrejas, casas, entre outros, incentivando o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Desta forma, a aquisição da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais em espaços não formais se traça por meio da efetivação e do diálogo entre todos. Palavras chave: LIBRAS, inclusão, espaços não formais e sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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