DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2949
Título: A relação entre a história da ciência no ensino de biologia e seu descompasso em relação à prática
Autor(es): Klepka, Verônica
Souza, Fagner de
Palavras-chave: Epistemologia;Ciência;Concepções;Contexto Histórico;Professores;Ensino
Data do documento: 27-Ago-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BATISTA, I.L.; NASCIMENTO, E.G. União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.2, p. 41-66, 2011. BENEVIDES PEREIRA, A.M.T. et al. Avaliação da atitude de docentes do ensino médio frente ao uso da História da Ciência em sua prática didática. 2008. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/550_612.pdf> Acesso em: 21 abril 2013. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000. CARNEIRO, M.H.S.; GASTAL, M.L. História e Filosofia das Ciências no Ensino de Biologia. Ciência & Educação. v.11, n.1, p. 33-39, 2005. CUNHA, A.M.O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: Reunião Anual da ANPED, 23a, 2000, Caxambú. Anais... Caxambu: Anped, 2000. EL-HANI, C.N. Notas sobre o Ensino de História e Filosofia das Ciências na Educação Científica de Nível Superior. In: SILVA, C. C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. FERREIRA, A.M.P.; FERREIRA, M.E.M.P. A História da Ciência na formação de professores. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v.2, p.1-13, 2010. GATTI, S.R.T.; NARDI, R. História e a filosofia da ciência no ensino de física: análise de práticas pedagógicas realizadas em atividades de formação continuada de professores. In: VII ENPEC, Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/778.pdf>. Acesso em: 20 abril 2013. HÖTTECKE, D. HIPST - History and Philosophy in Science Teaching: A European Project. Science & Education, v.21, n.9, p. 1229-1232, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 41 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.31-42 | jul-dez | 2014 KLEPKA, V. História da Ciência como instrumento de reflexão metodológica no ensino de Biologia. Dissertação. 195 f. 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, 2014. LEITE, C.M.P. Epistemologia e historia da ciência em ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo. Debates, RBPG, Brasília, v.7, n.14, p. 455 - 473, 2010. LUCAS, L.B.; BATISTA, I.L. Construção e aplicação de uma sequencia didática para o ensino de evolução biológica, segundo aportes axiológicos e epistemológicos da biologia. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), Comunicação, 2011. MATTHEWS, M. R. Science Teaching: the role of history and philosophy of science. Routledge: New York, 1994. NASCIMENTO, E.G. O uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 242 f. Dissertação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. ORION, N. Changes in perceptions and attitudes of pre-service post-graduate secondary school science teachers. International Journal Science Education, v.18, n.5. p.577-599, 1996. PEREIRA, A.I.; AMADOR, F. A História da Ciência em manuais escolares de ciências da natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v.6, n.1, p. 191-216, 2007. PESSOA JÚNIOR, O. Quando a abordagem histórica deve ser usada no Ensino de Ciências? Ciência & Ensino. v.1, set, 1996. SCOARIS,R.C.O. Construção de um instrumento de avaliação de atitudes frente a História da Ciência e sua utilização no ensino. Dissertação. 242 f. 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, 2007. REIS, A.S.; SILVA, M.D.B.; BUZA, R.G.C. O uso da História da Ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e Biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v.5, p. 1-12, 2012. RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la ciência y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la ciencia como objetivo de enseñanza. In: CAÑAL, Pedro. (coord.) Biología y Geología. Complementos de formacíon disciplinar. Vol. 2. Espanha: Editora Graó, 2011. 212p. ROCA, A.R.; GRAPÍ-VILUMARA, P. Antoni Quintana-Marí (1907-1998): a Pioneer of the use of history of science in science education. Science & Education, v.19, n.9, p. 925- 929, set. 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 42 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.31-42 | jul-dez | 2014 ROCA-ROSELL, A.; SCHNEIDER, H. The Value of History of Science as a Medium for the Integral and Specific Education of the Individual. Science & Education, v.19, n.9, p. 919-923, mar. 2010. SANTANA, E. R. Relatos dos professores de ciências sobre a natureza da ciência e sua relação com a história e a filosofia da ciência. São Paulo, 2009. 171 f. Dissertação (Mestrado) Universidade de São Paulo. TAKAHASHI, B.T; BASTOS, F.Quais saberes são mobilizados para superar as lacunas na formação inicial referente à História da Ciência? Revista de Enseñanza y Aprendizaje de las Ciências, Góndola, v.6, n.2, p. 63- 70, dez, 2011.
Resumo: Visões neutras, concepções errôneas e epistemologia tanto de professores quando de alunos a respeito da natureza da ciência tem feito da tradição científica uma comunidade isolada, de gênios, linear e descontextualizada. A História e a Filosofia da Ciência surgem com a tarefa de auxiliar na compreensão da ciência e desvelar conhecimentos além dos fenômenos prontos e estanques repassados ao longo dos anos pelo ensino tradicional, permitindo uma visão holística dos aspectos sociais, políticos e filosóficos desse campo. Nesse sentido, a formação inicial assume um papel importante enquanto garante as exigências da legislação sobre a inclusão de disciplinas voltadas a epistemologia e História da Ciência no currículo dos cursos formadores. Desse modo, o presente trabalho buscou conhecer os conhecimentos de Biólogos (as) já formados a respeito da ciência e suas atitudes quanto ao uso da História da Ciência no ensino. Aplicou-se um questionário fechado a uma amostragem aleatória de 15 biólogos (as) e os dados desse questionário foram analisados quantitativamente. Foi possível observar que os sujeitos da pesquisa atribuem grande valor à História e Filosofia da Ciência, por outro lado, suas respostas sugerem uma incoerência com a prática na medida em que demonstram insegurança ou desconhecimento significativo para sua utilização em sala de aula. Palavras chave: Epistemologia. Ciência. Concepções. Contexto histórico. Professores. Ensino
Abstract: Neutral visions, misconceptions and the epistemology both teachers and students about the nature of science became the scientific tradition into an isolated community of genius, linear and decontextualized. The History and Philosophy of Science arise aiming to aid in the understanding of science and to reveal knowledge beyond the default phenomena and barriers passed over the years by traditional education, providing a holistic view of the social, political and philosophical aspects of this field. In this sense, the initial training takes an important role in ensuring the requirements of the legislation on the inclusion of disciplines focused on epistemology and History of Science in the curriculum of training courses. Therefore, this study aimed to understand the knowledge of formed biologists about science and their attitudes regarding the use of History of Science in education. We applied a closed questionnaire to 15 biologists as research subjects and the data from this questionnaire were quantitatively analyzed. It was possible to observe that subjects attach great value to the History and Philosophy of Science, on the other hand, their responses suggest an inconsistency with practice according as they demonstrate insecurity or lack significant for its use in the classroom. Key words: epistemology. science. conceptions. historical context. teachers. teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2949
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A relação entre a história da ciência no ensino de biologia e seu descompasso em relação à prática.pdf263,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons