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Título: Temas transversais, oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa uma discussão acerca do ensino de ciências na amazônia
Autor(es): Silva, Wenderson Cruz da
Martins, Paula do Carmo da Silva
Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa;Temas Transversais;Oficinas Pedagógicas;Ensino de Ciências
Data do documento: 13-Jan-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2002. 243 p. _________________.Psicologia educativa: um ponto de vista cognitivo. México: Trilhas, 1978. 769 p. _______________. ; NOVAK, J. D.; HANESIAN H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 625 p. BRAGA, A. V. Temas Transversais, Identidade Sexual e Cultura Escolar: uma crítica à versão de sexualidade contida nos PCN. Pelotas, Faculdade de Educação/UFPEL, dez., 2002 (Monografia de Especialização em Educação). BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Ministério da Educação – Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental. v.4, p 41-54. 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, MEC/SEF, 1998. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 99 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.89-99 | Número especial | 2015 CANDAU, V.; ZENAIDE, M. N. T. (org). Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos. João Pessoa: J. B. Editora, 1999. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: EPU. Editora da Universidade de São Paulo, 1998. KLEIN, T. A. da S., OLIVEIRA, V. L. B. de; PEGORARO O. M. E.; CUPELLI, R. L. Oficinas Pedagógicas: uma proposta para a formação continuada de professores de biologia. In: Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, n. 5, 2005, p. 1 – 7. MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasilía: Editora Universidade de Brasília, 2006. 129 p. _______________. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985. 94 p. SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Jogos didáticos – pedagógicos ecológicos: uma proposta para o ensino de ciências, ecologia e educação ambiental. In: Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, p. 1 -12. SOUZA, L. H. P. de; GOUVÊA, G. Oficinas Pedagógicas de Ciências: os movimentos pedagógicos predominantes na formação continuada de professores: Ciência e Educação, v. 12, n 3, p. 303 – 313, 2006. VEGA, L. B. da S.; SCHIRMER; S. N. Oficinas ecopedagógicas: transformando as práticas educativas nos anos iniciais: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 393 – 408, 2008.
Resumo: Este trabalho de cunho teórico, objetiva discutir a relação pedagógica e a dinâmica professor – aluno - conhecimento, a partir da aprendizagem significativa e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências na Amazônia. A fundamentação teórica tem seus alicerces em Ausubel (1978,1980,2002), maior expoente dessa teoria, além de Moreira (2006), Candau (1999) e ainda em (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1998), quanto à realidade vivenciada por nossos estudantes alijados dos processos de significação e construção reflexiva do saber científico, como pressupõem nossos PCNs (BRASIL, 1998). Deste referencial, abstraímos numerosas e inusitadas considerações que se coadunam harmonicamente com o Ensino de Ciências e que são discutidas nas tessituras que permeiam todo o texto. Em considerações finais, falar de aprendizagem significativa é assumir que aprender possui um caráter dinâmico que exige ações de ensino direcionadas para que os aprendizes aprofundem e ampliem os significados elaborados mediante às participações ativas nas situações de aprendizagem. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Temas Transversais, Oficinas Pedagógicas, Ensino de Ciências.
Abstract: This theoretical work aims to discuss the pedagogical relationship and the teacher - student - knowledge dynamics, based on significant learning and its implications for the teaching and learning process in Science Education in the Amazon. The theoretical foundation has its foundations in Ausubel (1978,1980,2002), the greatest exponent of this theory, in addition to Moreira (2006), Candau (1999) and also in (DELIZOICOV and ANGOTTI, 1998), regarding the reality experienced by our students removed from the processes of signification and reflexive construction of scientific knowledge, as our PCNs assume (BRASIL, 1998). From this framework, we abstracted numerous and unusual considerations that are harmoniously consistent with Science Teaching and which are discussed in the texts that permeate the entire text. In final considerations, to speak of meaningful learning is to assume that learning has a dynamic character that requires teaching actions directed so that learners deepen and expand the meanings elaborated through active participations in learning situations. Keywords: Meaningful Learning, Cross-cutting Themes, Pedagogical Workshops, Science Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2947
ISSN: 1984-7505
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