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Título: Revista areté 2008-2013 mapeamento das publicações sobre educação indígena educação em ciências no amazonas
Autor(es): Monteiro, Ercila Pinto
Kahlil, Josefina Barrera
Palavras-chave: Educação Intercultural;Ensino de Ciências;Educação Indígena
Data do documento: 22-Jan-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: Passado alguns anos das reivindicações indígenas sobre o direito a uma educação diferenciada e bilíngue, diversas escolas indígenas foram instituídas no país, principalmente, em áreas rurais do Estado do Amazonas e vem estabelecendo um processo de ensino-aprendizagem no campo da Educação em Ciências ainda desconhecido. Diante desse contexto, esse artigo teve o propósito de realizar um mapeamento quantitativo das publicações da Revista Amazônica de Ensino de Ciências entre os anos de 2008 a 2013, com objetivo de identificar as pesquisas que buscaram contribuir para o desenvolvimento do ensino de ciências nas escolas indígenas do Amazonas. Para tal, foram analisados 152 trabalhos através das palavras-chave: indígena, intercultural, educação diferenciada, Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas- RCNEI e etnia no corpo textual das publicações. Os resultados mostram um número pouco expressivo de trabalhos preocupados com as questões indígenas e o ensino de ciências, que representam 0,66% dos trabalhos publicados. Palavras chave: educação intercultural. ensino de ciências. educação indígena
Abstract: A few years after the indigenous claims about the right to a differentiated and bilingual education, several indigenous schools were instituted in the country, mainly in rural areas of the State of Amazonas and has been establishing a teaching-learning process in the field of Science Education still unknown. . Given this context, this article had the purpose of carrying out a quantitative mapping of the publications of the Revista Amazônica de Ensino de Ciências between the years 2008 to 2013, with the objective of identifying the research that sought to contribute to the development of science teaching in indigenous schools from Amazonas. To this end, 152 works were analyzed using the keywords: indigenous, intercultural, differentiated education, National Curriculum Reference for Indigenous Schools - RCNEI and ethnicity in the textual body of publications. The results show an insignificant number of works concerned with indigenous issues and science education, which represent 0.66% of published works. Keywords: intercultural education. science teaching. indigenous education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2946
ISSN: 1984-7505
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