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Título: Refletindo a dimensão política na educação ambiental no desenvolvimento curricular
Autor(es): Ramos, Caroline
Vicente, Quesia
Valente, Sarah
Gadelha, Lucinete
Martins, Lizandra
Palavras-chave: Educação Ambiental;Política;Currículo;Escola
Data do documento: 22-Fev-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 2. ed. Editora Moderna Ltda. São Paulo: 2002. BRANDALISE, L. T. et al. A percepção e o comportamento ambiental dos universitários em relação ao grau de educação ambiental. Prod., São Carlos, v.16. n.2, p. 273-285, abril-jun. 2009. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CABRERA, L. C.. Afinal, o que é sustentabilidade? Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_474382.shtml> Acessado em: 10/05/14 CARVALHO, G. L. de. O currículo na educação brasileira: Análises Aproximativas.Universidade do Estado do Amazonas. Amazonas: 2012. CASSINI, S. T. Ecologia: conceitos fundamentais. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=conceito+de+ecologia&oq=conceito+de+ecologia&aqs=chrome..69i57j0l5.6972j0j8&sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8> Acessado em: 08/05/2014. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 213 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.204-213 | Número especial | 2015 COSTA, L. G. A autonomia na construção do currículo como fundamento para repensar a formação do (a) professor (a). Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Amazonas. DIAS, G. F. Educação Ambiental princípios e práticas. In: TANNOUS, S.; GARCIA, A. Histórico e evolução ambiental, através dos tratados internacionais sobre o meio ambiente. 2008. Disponível em: <file:///C:/Documents%20and%20Settings/Augusto%20Fachin/Mis%20documentos/Downloads/nucleus%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20Simone.pdf> DIAS, G. F. Recomendações da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental aos Países e Membros. Os Grandes Eventos Sobre Educação Ambiental. Educação Ambiental: Princípio e Prática. 8. ed. São Paulo: Gaia. 2003. FREIRE, P. A Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 21ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. __________.Educação e Mudança. 27. ed. Editora Paz e Terra S/A. Rio de Janeiro. 2003. __________.Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra S/A. Rio de Janeiro. 1987. GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental da educação. 11. ed. Papirus. São Paulo: 2013. LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2. ed. Editora Saraiva. São Paulo: 2008. LOPES, A. C. Políticas Curriculares:Continuidade ou Mudança de Rumos? Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago. n.26. Rio de Janeiro: 2004. SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e a prática de Avaliação e reformulação de currículo. 6. ed. São Paulo: Cortez: 2001. SAVIANI, D. Da nova LDB ao plano nacional de educação: por uma política educacional. 4. ed. São Paulo. 2002.
Resumo: Este artigo traz algumas reflexões sobre o desenvolvimento curricular da Educação Ambiental em uma perspectiva política, analisando os objetivos desse tema transversal previstos na Carta de Belgrado, nos documentos produzidos pela Conferência de Tibilisi, na Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente, procurando detectar as ideologias políticas presentes no desenvolvimento da prática do currículo efetivo e do currículo oculto que é desenvolvido nas escolas. A metodologia utilizada para a construção desse artigo foi a pesquisa bibliográfica, onde constatamos a necessidade de um comprometimento efetivo entre os setores políticos, educacionais e sociais a favor de um trabalho que objetive a transformação do comportamento humano através da educação, condizente com a realidade da Educação Ambiental da atualidade levando em conta as dificuldades encontradas na construção desse processo. Palavras-chave: Educação Ambiental. Política. Currículo e Escola.
Abstract: This article brings some reflections on the curricular development of Environmental Education from a political perspective, analyzing the objectives of this transversal theme foreseen in the Belgrade Charter, in the documents produced by the Tibilisi Conference, in the National Education Guidelines and Bases Law and in the National Curriculum Parameters of the Environment, seeking to detect the political ideologies present in the development of the practice of the effective curriculum and the hidden curriculum that is developed in schools. The methodology used for the construction of this article was bibliographic research, where we found the need for an effective commitment between the political, educational and social sectors in favor of a work that aims to transform human behavior through education, consistent with the reality of Current Environmental Education taking into account the difficulties encountered in the construction of this process. Keywords: Environmental Education. Policy. Curriculum and School.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2945
ISSN: 1984-7505
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