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Título: Participação dos estudantes do ensino fundamental no circuito da ciência e aprendizagem dos conteúdos sobre o ensino de ciências
Autor(es): Silva, Glauciane Sousa da
Shimada, Marly Satimi
Alencar, Mary Sônia Dutra
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Bosque da Ciência;Ensino de Ciências;Espaços Não formais;Circuito da Ciência
Data do documento: 23-Fev-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CHASSOT, A. Alfabetização Cientifica: Questões e desafios para a Educação. 4. ed. Unijuí, 2006. GASPAR, A. Museus e Centros de Ciências: Conceituação e proposta de um referencial teórico. Tese (doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1993. KRASILCHILK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Ensaio – Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.5-15, 2001 Disponível em: <http://nutes2.nutes.ufrj.br/coordenacao/textosapoio/tap-si-04.pdf>. Acessado em: 30 abr. 2014. ROCHA, S. C. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O Uso dos Espaços Não Formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA /Escola Normal Superior /PPGEECA, 2010. RODRIGUES, A.; MARTINS, I. P. Ambientes de Ensino Não Formal de Ciências: Impacte nas práticas de professores do 1º ciclo do ensino básico. Enseñanza de las ciências. .número extra. VII Congresso, 2005. ZIMMERMMANN, E.; MAMEDE, M. Novas direções para o letramento científico: Pensamento o Museu de Ciência e tecnologia da Universidade de Brasília. In Red.- Pop. Rio de Janeiro, p. 23-23, 2005.
Resumo: RESUMO: Os espaços não formais tem proporcionando através de sua estrutura estratégias para ampliar a cultura científica. A cidade de Manaus- AM oferece diversos espaços educativos não formais, dentre eles o Bosque da Ciência do INPA, que entre os seus objetivos visa divulgar conhecimento científico à população. Nesta pesquisa, buscamos descrever a participação dos estudantes durante o evento chamado Circuito da Ciência, relacionando-a com os conteúdos do ensino de ciências. O público que participou foram estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Com base nos registros feitos, observamos que, os temas apresentados estavam de acordo com a proposta curricular em cada série, de maneira que a participação no evento foi importante para o desenvolvimento de habilidades, além de possibilitar o confronto de vivenciar na prática o que só era visto nos livros didáticos. Palavras chave: Bosque da Ciência. Ensino de Ciências. Espaços Não formais. Circuito da Ciência
Abstract: ABSTRACT: The non-formal spaces have provided through its structure strategies to expand scientific culture. The city of Manaus- AM offers several non-formal educational spaces, among them the Bosque da Ciência of INPA, which among its aims are to disseminate scientific knowledge to the population. In this research, we seek describe the participation of students during the event called the Science Circuit, relating it to the contents of science education. The audience that participated were students from the 6th to the 9th grade of elementary school in the state school system. Based in the records made, we observed that the themes presented were in accordance with the curricular proposal in each series, so that participation in the event was important for the development of skills, in addition to enabling the confrontation of experiencing in the practice what was only seen in textbooks. Keywords: Bosque da Ciência. Science teaching. Non-formal spaces. Circuit Science
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2944
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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