DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Elizângela da Rocha-
dc.contributor.authorTerán, Augusto Fachín-
dc.contributor.authorGonzaga, Amarildo Menezes-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-24T13:26:22Z-
dc.date.issued2015-01-23-
dc.identifier.citationCERVO; A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2007. GONZAGA, A. M.; FACHÍN-TERÁN, A; BARBOSA, I. dos S.; SEGURA, E. A. das C.; AZEVEDO, R. O. M. Temas para o observatório da educação na Amazônia. Curitiba: CRV, 2011. NARDI, Roberto. Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente. 4 edição. São Paulo: Escrituras Editora, 2010. NORONHA, M. G. R. da C. e S; CORASOLLA, M. A. M.; ANDRADE, D. P.; LIMA, A. C.; PASSOS, E. R. Estagiários atuando na educação ambiental não Formal: relatando experiências. IX Congresso Nacional de Educação. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, 2009. OLIVEIRA, C. B.; GONZAGA, A. M. Professor pesquisador educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Curitiba: CRV, 2013. ROCHA, S. C. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA, 2010. TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2943-
dc.description.abstractThe Science Circuit Project is an event held at Bosque da Ciência / INPA in partnership with the Amazonas State Government and Manaus City Halls, in which public and state schools participate for a morning of activities promoting environmental awareness, preservation and conservation fauna, flora and dissemination of the Bosque da Ciência. The objective of this work was to analyze the behavior of students at the Marques de Santa Cruz State School in relation to the environmental issue during the course of the circuit. The methodology is characterized by a qualitative research, using participant observation and unstructured interview as a research instrument conducted in a group with the 50 participating academics. It was observed that the students interacted a lot in the stations of "Peixe Boi" and of the activities and recreational games offered in the stations on environmental education and "Gavião Real". We believe that this activity offered by Bosque da Ciência / INPA is an enriching activity in educational, social and environmental areas, not only for students, but also for schools and the community in general. Keywords: Behavior. Science. Non-formal space. Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEspaço Não Formalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO projeto circuito da ciência análise do comportamento dos estudantes em relação à questão ambientalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T13:26:22Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage181pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage175pt_BR
dc.description.resumoO Projeto Circuito da Ciência é um evento realizado no Bosque da Ciência/INPA em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e Prefeituras de Manaus, no qual escolas públicas e estaduais participam para uma manhã de atividades promovendo a sensibilização ambiental, a preservação e conservação da fauna, flora e divulgação do Bosque da Ciência. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento dos estudantes da Escola Estadual Marques de Santa Cruz em relação à questão ambiental durante o percurso do circuito. A metodologia caracterizada por uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa a observação participante e entrevista não estruturada realizada em grupo com os 50 acadêmicos participantes. Observou-se que os alunos interagiram bastante nas estações do "Peixe Boi" e das atividades e jogos lúdicos oferecidos nas estações sobre educação ambiental e do "Gavião Real". Acreditamos que essa atividade oferecida pelo Bosque da Ciência/INPA é uma atividade enriquecedora nos âmbitos educacionais, sociais e ambientais não somente para os alunos, como também para as escolas e a comunidade em geral. Palavras-Chave: Comportamento. Ciência. Espaço não formal. Ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O projeto circuito da ciência análise do comportamento dos estudantes em relação à questão ambiental.pdf218,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons