DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2942
Título: O currículo na ótica dos estudantes do plano nacional de formação de professores da educação básica -parfor pedagogia de parintins perspectiva de construção de identidades
Autor(es): Souza, Eliseu da Silva
Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Currículo;Formação de Professores;Identidades
Data do documento: 12-Fev-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, M. V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. GHEDIN, E.; GONZAGA, A. A.; BORGES, H. S. (Orgs.). Currículo e prática pedagógica. Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2006. LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MOREIRA, A. F.; TADEU, T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005. ROCHA, C. B.; GONZAGA A. M. Currículo, transversalidade e migração In: GHEDIN, Evandro; GONZAGA, Amarildo Menezes; BORGES, Heloísa da Silva. (Orgs.). Currículo e prática pedagógica. Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2006. SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. 16 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica desenvolvida em uma turma de professores em formação através do PARFOR em Parintins. O objetivo foi questionar os professores acerca das concepções do currículo que os mesmos possuem. Para coleta de dados utilizou-se da abordagem qualitativa. Estiveram envolvidos diretamente nesta ação onze professores, sendo de Parintins, Barreirinha e Faro, são professores com 10 a 22 anos de experiência na Educação Básica. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados uma sequência de estratégias que pudessem assegurar a resposta escrita em papel entregue pelo professor aos estudantes contendo uma única pergunta realizada no início e ao final da disciplina Currículo do Ensino Básico. Percebemos uma evolução na compreensão do currículo no decorrer dos trabalhos em sala de aula e que o mesmo atua na formação da identidade do professor uma vez que direciona as ações dos mesmos na prática educativa e ajuda-os a compreenderem os significados de ser professor e que por meio do currículo é possível construir, além dos saberes formais, cidadania, pois o currículo enquanto expressão da cidadania os prepara para discutir as políticas públicas, os direitos humanos, a própria política partidária que influencia diretamente a educação escolar. Palavras-chave: Currículo. Formação de Professores. Identidades.
Abstract: This work is the result of a pedagogical practice developed in a group of teachers in training through PARFOR in Parintins. The objective was to question teachers about the curriculum concepts they have. For data collection, a qualitative approach was used. Eleven teachers were directly involved in this action, being from Parintins, Barreirinha and Faro, they are teachers with 10 to 22 years of experience in Basic Education. As a tool for data collection, a sequence of strategies that could ensure the written answer delivered by the teacher to the students containing a single question asked at the beginning and at the end of the Basic Education Curriculum was used. We perceive an evolution in the understanding of the curriculum during the work in the classroom and that it acts in the formation of the teacher's identity as it directs their actions in educational practice and helps them to understand the meanings of being a teacher and that through the curriculum it is possible to build, in addition to formal knowledge, citizenship, since the curriculum as an expression of citizenship prepares them to discuss public policies, human rights, the very party policy that directly influences school education. Keywords: Curriculum. Teacher training. Identiti
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2942
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons