DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Paula do Carmo da Silva-
dc.contributor.authorAguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-22T12:18:04Z-
dc.date.issued2015-02-13-
dc.identifier.citationALBERTI, S. Estados Gerais da Psicanálise: Primeiras Questões sobre Psicanálise e Neurociências. Segundo Encontro Mundial, Rio de Janeiro 2003p. 3 BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 34 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.26-35 | Número especial | 2015 psicanálise do conhecimento. 5ª reimpressão, Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. ______. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996a. BARBOSA, I; RESENDE, M. R. K. F.; AZEVEDO, R. M. (Orgs.). Perspectivas Teóricas da Aprendizagem no Ensino de Ciências. Manaus: UEA Edições, 2009. CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Revista Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. Acesso em: <http://http://www.scielo.br/>. Acesso em: Março de 2014. CARVALHO, R. C.; OLIVEIRA, I.; REZENDE, F. Tendências da pesquisa na área de educação em ciências: uma análise preliminar da publicação da ABRAPEC. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. VII Enpec. Florianópolis. 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs>. Acesso em: Março de 2014. COSTA, J. A. M. Educação em ciências: novas orientações. Millenium, 2000. Disponível em: <http://repositorio.ipv.pt/bitstream/>. Acesso em: Março de 2014. COUTO, R. C. C. M. Memória, História e Neurociência (S): Algumas Considerações. Laboratório de Estudos Contemporâneos. POLÊM!CA Revista Eletrônica Universidade do Estado do Rio de Janeiro laboreuerj@yahoo.com.br www.polemica.uerj.br DALMAZ C.; NETTO, C. A. Memória. In: Cienc. Cult. vol.56 no. 1 São Paulo Jan./Mar. 2004. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009- 67252004000100023&script=sci_arttext>. Acesso em: julho de 2013. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. Campinas: Papirus, 2010. GIORDAN, A. As origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos / André Giordan e Gérard de Vecchi, trad. Bruno Charles Magne. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. HERCULANO-HOUSEL, S. Uma breve História da Relação entre o Cérebro e a Mente. In. LENT, Roberto (Coord.). Neurociência da Mente e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. _____________________. O que é neurociência. Site: http://www.cerebronosso.bio.br/o-que-neurocincia/ acesso em 31/07/2013 Izquierdo, I. Memória. Porto Alegre, ArtMed Editora S.A. 2002. JAPIASSÚ, H. Para ler Bachelard. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. (Série Para ler). MARQUES, M. O. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Inijuí, 2002. MORTIMER, F. E. Uma Agenda Para a Pesquisa em Educação em Ciências.III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Atibaia, SP, 07 a 10 de novembro de 2001. Disponível em <http://C:/users/professor/downloads/pdf>. Acesso em: março de 2014. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P.M. Formação da Área de Ensino de Ciência: Memórias de Pesquisadores no Brasil. II Encontro Iberoamericano sobre Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 35 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.26-35 | Número especial | 2015 Investigação Básica em Educação em Ciências, Burgos, Espanha, setembro de 2004. Disponível em: <http://C:/Users/Professor/Downloads/pdf>. Acesso em: Março de 2014. VASCONCELOS, C.; PRAIA, J.F.; ALMEIDA, S.L. Teorias de Aprendizagem e o Ensino/Aprendizagem das Ciências: Da Instrução à Aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 2003. v.7, n.1 11-19. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v7n1/v7n1a02.pdf>. Acesso em: Março de 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2941-
dc.description.abstractThis work deals with neuroscience and its relationship with the origin of learning knowledge, as scientific knowledge in its need to develop the scientific spirit. The objective outlined for the approach within the qualitative approach aims to reflect on the role of the teacher in the relationship between the teacher and the learner and the obstacles caused by the role he develops as a transmitter of knowledge. Along this path, the bibliographic study composes an in-depth knowledge of the state of the art that involves this theme. Therefore, the whole theoretical contribution will constitute the construct to be analyzed later in the light of the studies of the “Origins of knowledge” in Giordan (1996), the development of the “Scientific spirit” in Bachelard (2005) and the concepts of neuroscience in its concepts and definitions in Herculano-Housel (2013). Keywords: Neuroscience. To know. Scientific spirit. Sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectEspírito Científicopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleO “ensinante”, as origens do saber científico e os obstáculos para o desenvolvimento do espírito científicodo “aprendente”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:18:04Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage35pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage26pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da neurociência e sua relação com a origem do aprendizado do saber, enquanto conhecimento científico em sua necessidade de desenvolvimento do espírito científico. O objetivo traçado para a abordagem dentro da abordagem qualitativa visa refletir sobre o papel do professor na relação entre o ensinante e aprendente e os obstáculos causados pelo papel que desenvolve como transmissor dos conhecimentos. Nesse percurso o estudo bibliográfico compõe um conhecimento aprofundado do estado da arte que envolve este tema. Portando, todo o aporte teórico constituir-se-á no constructo a ser analisado posteriormente à luz dos estudos das “Origens do saber” em Giordan (1996), o desenvolvimento do “Espírito científico” em Bachelard (2005) e as concepções da neurociência em seus conceitos e definições em Herculano-Housel (2013). Palavras chave: Neurociência. Saber. Espírito científico. Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons