DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jeane Torres da-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.authorSouza, José Camilo Ramos de-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-22T12:17:07Z-
dc.date.issued2015-01-13-
dc.identifier.citationCONSEZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre-RS: Artmed, 2011. DURANT, W. Historia da Filosofia. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Abril Cultural, 1996. ELIOT, L. Cérebro azul ou rosa: o impacto das diferenças de gênero na educação. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre-RS: Penso, 2013. FIORI, N. As neurociências cognitivas. Tradução de Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R. Breve História da Neurociência Cognitiva. In: Neurociencia Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre-RS: ARTMED BOOKMAN, 2006. Disponível em files. neurocognitivo. <http://pablo.deassis.net.br/wp-content/uploads/Breve-Hist%C3%B3ria-Neuroci%C3%AAncia-cognitiva.pdf>. Acesso em: abril de 2014. HOUZEL, S. H. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2012. _______. Uma breve historia da relação entre o cérebro e a mente. In: LENT, R. (coord.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 25 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.11-25 | Número especial | 2015 KATZ, L. C.; RUBIN, M. Mantenha o seu cérebro vivo: exercícios neuróbicos para ajudar e prevenir a perda de memória e aumentar a capacidade mental. Trad. Alfredo Barcellos Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. LENT, R. Neuroplasticidade. In: LENT, Roberto (coord.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. LOPES, M. Para a história conceitual da discriminação da mulher. Cadernos de Filosofia Alemã, nº 15, pág. 81-96, janeiro – junho de 2010. Disponível em: <www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/download/64831/67448>. Acesso em: abril de 2014. OECD; Results: Creative Problem Solving: Students‟ Skills in Tackling Real-Life Problems (Volume V), PI SA, OECD Publishing, 2014. Available on the website: <http://dx.doi.org/10.1787/9789264208070-en>. Acesso em: abril de 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2940-
dc.description.abstractIn this article we present an approach to cognitive neuroscience focused on the mind-brain relationship, with an emphasis on cognitive skills inherent in human genres. Our objective is to highlight the new paradigms of cognitive neuroscience and discuss them with some results presented in the International Student Assessment Program (Pisa) held in 2012, observing peculiar aspects of the cognitive performance of students from the North of Brazil, as well as the differences of gender found in the research. The main authors used in our theoretical foundation were Eliot (2013), Lent (2013) and Houzel (2000; 2013). The methodological path was anchored in bibliographic research and in the discussion of the quantitative data analyzed from some results verified by the International Student Assessment Program (PISA). The results indicated that many gender differences in relation to cognitive skills in mathematics, science and language may be related to the educational and socio-cultural dimensions in which boys and girls are exposed from an early age. Keywords: Cognitive neuroscience. Neuroplasticity. Genres. Learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeurociência Cognitivapt_BR
dc.subjectNeuroplasticidadept_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleNeurociência cognitiva e habilidades de gênero uma analise do desempenho cognitivo de estudantes brasileiros avaliados no pisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:17:07Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage11pt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste artigo uma abordagem da neurociência cognitiva focada na relação mente-cérebro, com ênfase nas habilidades cognitivas inerentes aos gêneros humanos. Nosso objetivo e destacar os novos paradigmas da neurociência cognitiva e discuti-los com alguns resultados apresentados no Programa de Avaliação de Estudante Internacional (Pisa) realizado em 2012, observando aspectos peculiares do desempenho cognitivo de estudantes da região Norte do Brasil, bem como as diferenças de gêneros constatadas na pesquisa. Os principais autores utilizados em nossa fundamentação teórica foram Eliot (2013), Lent (2013) e Houzel (2000; 2013). O percurso metodológico foi ancorado na pesquisa bibliográfica e na discussão dos dados quantitativos analisados a partir de alguns resultados constatados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os resultados indicaram que muitas diferenças de gênero, em relação às habilidades cognitivas em matemática, ciência e linguagem podem estar relacionadas às dimensões educacionais e socioculturais nas quais meninos e meninas são expostos desde tenra idade. Palavras chave: Neurociência cognitiva. Neuroplasticidade. Gêneros. Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons