DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChagas, Thamires Furtado das-
dc.contributor.authorFigueiredo, Ângela Maria Rodrigues de-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-22T12:16:03Z-
dc.date.issued2015-01-13-
dc.identifier.citationBELTRAME, L. M.; OLIVEIRA, L. Parque infantil e brincar de faz-de-conta: uma parceria retratada no cotidiano infantil. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5216_3634.pdf.> BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Sumus, 1984. BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010. CARVALHO, A. M. A.; MAGALHÃES, C. M. C.; PONTES, F. A. R.; BICHARA, I. D. Brincadeira e cultura: Viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. DELGADO, A C. C.; MULLER, F. (Org.). Apresentação: tempos e espaços das infâncias. In: Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.5-14, Jan/Jun 2006. 88 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.13 | p.79-88 | Número especial | 2015 FARIA, A. L. G. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da educação infantil. 2. ed. Campinas: Cortez, 2002. HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. KINCHELOE, J. McDonalds’s, poder e crianças: Ronald McDonald’s (também conhecido como Ray Kroc) faz tudo por você. In: STEINBERG, S.; KINCHELOE, J.L. Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância: Fios e Desafios da Pesquisa. SP: Papirus, 1996. MENDONÇA, E. M.. S. Apropriações do espaço público: alguns conceitos. Rio de Janeiro: Instituto de Psicologia, 2007. MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Ed. Cosac & Naify, 2004. NORONHA, E. L. As crianças perambulantes-trabalhadoras, trabalhadoras perambulantes nas feiras de Manaus: Um olhar a partir da Sociologia da Infância. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho, 2010. PARINTINS. Lei Orgânica do Município. Parintins: Câmara Municipal. 2010. QUEIROZ, N. L. N.; MACIEL, D. A.; BRANCO, Â. U. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Rev. Paidéia. Universidade de Brasília, 2006, p. 169-179. REDIN, M. M. Crianças e suas culturas singulares. In: MULLER, F. (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças. São Paulo: Cortez, 2009. SARMENTO, M. J. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. In: Atos de pesquisa em educação, v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011. SARMENTO, M. J. Jogo, Imaginário e Educação. Braga-Portugal. Relatório da Disciplina Sociologia da Infância: UMINHO-IEC, 2006. SARMENTO, M. J. Notas sobre a infância e a cidade. Braga: Universidade do Minho- IEC, 2009. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983. WAJSKOP, G. Brincar na educação infantil: uma história que se repete. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2939-
dc.description.abstractThe present work understands children as the center of a broad discussion about the construction of childhood through playful play, pointing to the need to make time / space available to experience childhood, thus enabling a more acute reflection at the University and, especially in the community, about the place of children and childhood in the municipality of Parintins. Where, the main objective aims to highlight the uses and appropriations of public spaces for children to play. In order to carry out this study, we investigated 02 neighborhoods in the city, 01 located close to the city center and the other one far from the center, the result of irregular occupation, and we use the assumptions of ethnographic research, using interviews with children to collect data and with adults (parents or guardians), developing direct participatory observation, and these data were recorded in a field diary and video recordings, which were made based on the principle of authorship / authorization of the subjects involved. In this way, we identify the most common games in the children's daily lives and relate the main spaces destined (or not) to children's play, highlighting the conditions of use by the child for their games. However, the recognition of children as a subject of subjectivity, necessarily involves the visibility given to them in the face of the society in which they live, that is, the space and the importance that they occupy in the social context, which led us to a broad reflection on the child and childhood in the context of the research. Keywords: Child. Culture. Jokes. Subjectivity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleManifestações da cultura infantil na realidade amazônicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:16:03Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage88pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage79pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho compreende as crianças como o centro de uma discussão ampla a respeito da construção da infância por meio das brincadeiras lúdicas, apontando para a necessidade em se disponibilizar tempo/espaço parar vivenciar a infância, possibilitando assim uma reflexão mais aguçada na Universidade e, sobretudo na comunidade, acerca do lugar da criança e da infância no município de Parintins. Onde, o objetivo principal visa evidenciar os usos e apropriações dos espaços públicos destinado à criança para suas brincadeiras. Sendo que para a realização deste estudo investigamos 02 bairros da cidade, sendo 01 localizado próximo ao centro da cidade e outro distante do centro, fruto de ocupação irregular, sendo que empregamos os pressupostos da pesquisa etnográfica, utilizando para recolha de dados, entrevistas com crianças e com os adultos (pais ou responsáveis), desenvolvendo a observação direta participativa, sendo que estes dados foram registrados em diário de campo e gravações de vídeos, os quais foram feitos com base no principio de autoria/autorização dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, identificamos as brincadeiras mais usuais no cotidiano das crianças e relacionamos os principais espaços destinados (ou não) à brincadeira infantil, destacando as condições de utilização deste pela criança para suas brincadeiras. Contudo, o reconhecimento das crianças como sujeito de subjetividade, passa necessariamente pela visibilidade dada a ela face da sociedade em que vive, ou seja, o espaço e a importância que ela ocupa no contexto social, o que nos levou a uma ampla reflexão sobre a criança e a infância no contexto da pesquisa. Palavras-chave: Criança. Cultura. Brincadeiras. Subjetividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manifestações da cultura infantil na realidade amazônica.pdf244,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons