DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2938
Título: Divulgação científica por meio da revista ciência hoje para criança uma ferramenta interdisciplinar
Autor(es): Almeida, Sandra Oliveira de
Costa, Luana Monteiro da
Aguiar, José Vicente de Souza
Palavras-chave: Divulgação Científica;Alfabetização Científica;Revista Ciência Hoje;Interdisciplinar;Imagens
Data do documento: 21-Fev-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AAAS – American Association for the Advancement of Science. Project 2061: Science for all Americans. In: SCHULZE, Clélia Nascimento; CAMARGO, Brigido; WACHELKE João. Alfabetização científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologia. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2006. AIRES, J. A. Divulgação Científica na sala de aula: Um estudo sobre a contribuição da revista Ciência Hoje das Crianças. IN: IV Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. ALMEIDA, S. A. Interações e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje em sala de aula. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. AULER, D. Alfabetização científico –tecnológico:Um novo paradigma?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.5, n.1, Marzo, 2003, PP.1-16. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC: Brasília. 2000.= BUENO, C. C. Imagens de crianças, Ciências e Cientistas na Divulgação Científica para o público infantil. Anais...Unicamp,2011. BUENO, W. C. Jornalismo científico. (Editorial). Portal do Jornalismo Científico. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br>. Acesso em: 20/09/2014. CALIL, P. O professor-pesquisador no ensino de ciências. Curitiba: editora Ipbex, 2009. CHASSOT, A. Educação conSciência. 2. ed.- Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. COSTA, C. Educação, imagem e mídias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013 NASCIMENTO, T.; JÚNIOR, M. A produção sobre Divulgação Científica na área de Educação em Ciências: Referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências. v.15, n.1, pp. 97-120, 2010. DELIZOICOV, D et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo:Cortez, 2002. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. Campinas SP: Papirus, 2010. GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV, D. A Dimensão Epistemológica da nocão do problema na obra de Vygotsky: Implicações no Ensino de Ciências. In: Investigações em Ensino de Ciências. v.17, n.1, Pp.59-79, 2012. GOMES, I. M. A. M. A divulgação Científica em Ciência Hoje: Características discursivo - textuais.Tese (Doutorado).Universidade Federal de Pernambuco, 2000. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. IN: ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho de 2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 195 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.182-195 | Número especial | 2015 MAGALHÃES, C. E. R.; SILVA, E. F. G.; GONÇALVES, C. B. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Artigo 14, Rev. ARETÉ VOL 5, Manaus, p.14-28, ago-dez, 2012. MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Trad.de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MASSARANI, L.; MOREIRA, C.; BRITO, F. (Orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002. MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review.In: SCHULZE, Clélia Nascimento;CAMARGO, Brigido; WACHELKE João. Alfabetização Científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre Ciência e Tecnologia. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2006. MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina.- 20 ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2012. NASCIMENTO, T. G.; REZENDE JÚNIOR, M. F. A produção sobre Divulgação Científica na área de Educação em Ciências: Referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências. v 15(1), pp. 97-120, 2010. REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 244, abr.2013. _______.Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 253, jan.2014. ROCHA, M. B. O potencial didático dos textos de divulgação segundo professores de ciências. R. B. E. C. T., vol 5, núm. 2, mai-ago.2012. ROCHA, J. M. et al. Alfabetização Científica em Comunidades Amazônicas:Diálogos que educam na Amazônia. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Artigo 8 Rev. ARETÉ v.5, Manaus, p.19-31, jan-jul, 2012. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. IN: Investigações em ensino de ciências, v.16, n.1, 59-77, 2011. SILVA, L. L.; TERRAZZAN, E. As analogias na Divulgação Científica: O caso da Ciência Hoje das Criança. IN: IV Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. SOUZA, A.; MARQUES, A. L. F. A Divulgação Científica aplicada ao ensino Médio. Instituto de Ciências, Universidade Federal de Itajubá– Vitória, ES. 2009. TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cegage Learning, 2013. ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e Subjetividade no Discurso da Divulgação Científica. Campinas. Tese (Doutorado). IEL/Unicamp. 1997.
Resumo: Diversas pesquisas e estudos a respeito da Divulgação Científica, por meio de revistas voltadas ao público infantil, tem se apresentado como uma ferramenta pedagógica que ajuda a Alfabetização Científica no país. Para tanto, optou-se, neste trabalho apresentar a Ciência Hoje para criança (CHC), como forma de auxílio ao material didático utilizado em sala de aula pelo professor. O objetivo deste trabalho é empregar a revista CHC de maneira interdisciplinar; uma vez que suas seções permitem fazer relações com diferentes matérias, ofertando um saber científico em alunos de ensino fundamental, realçando seus curiosidade e interesse pela Ciência, por meio do aguçar. Destacaram-se, no decorrer do trabalho, as imagens, quer sejam desenhos, quer sejam fotografias, como elementos importantes nas revistas de Divulgação Científica para crianças, pela capacidade de proporcionar maior atenção e interesse aos textos em exposição, oportunizando superior acesso. Palavras chave: Divulgação científica, Alfabetização científica, Revista Ciência hoje para criança. Interdisciplinar. Imagens
Abstract: Several researches and studies about Scientific Dissemination, through magazines aimed at children, have been presented as a pedagogical tool that helps Scientific Literacy in the country. To this end, it was decided, in this work, to present Science Today for children (CHC), as a way of helping the didactic material used in the classroom by the teacher. The objective of this work is to employ the magazine CHC in an interdisciplinary way; since its sections allow for relationships with different subjects, offering scientific knowledge to elementary school students, highlighting their curiosity and interest in Science, through sharpening. In the course of the work, images, whether drawings or photographs, stood out as important elements in Scientific Dissemination magazines for children, due to the ability to provide greater attention and interest to the texts on display, providing greater access. Keywords: Scientific dissemination, Scientific literacy, Revista Ciência Hoje para Criança. Interdisciplinary. Images
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2938
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação científica por meio da revista ciência hoje para criança uma ferramenta interdisciplinar.pdf883,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons