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Título: Diagnóstico e perspectivas do ensino de ciências naturais em uma escola pública do município de Parintins-AM
Autor(es): Silva, Mayara de Araújo
Carmo, Cynara da Cruz
Palavras-chave: Diagnóstico;Ensino de Ciências;Ensino Fundamental;Escola Pública;Parintins
Data do documento: 23-Fev-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília: Ministério da Educação, 1997. BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2011. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF, 1998. 138 p. CARVALHO, A. M. P. de et al. Ciência no Ensino Fundamental: O conhecimento físico do mundo. São Paulo: Scipione, 2007. CARVALHO, W. (Org.). Biologia: o professor e a arquitetura do currículo. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola Ltda., 2000. FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1997. GONÇALVES, C. L.; PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2º grau – Propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez. 1991. KRASILCHIK, M. Práticas do Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora daUniversidade de São Paulo, 2008. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da USP, 2009. LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez. 10. ed. 2007. MELLO, G. N. de. O espaço das políticas Educativas na sociedade do conhecimento: em busca da sociedade do saber. São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/outros/contextinterdisc.pdf>. Acessoem: 03 abr.2008. ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. Comparing countries’ and Economies’ performance. Disponível em: <http://www.oecd.org/dataoecd/54/12/46643496.pdf>. Acesso em: 13 mar.2012.
Resumo: Atualmente, muito se fala sobre a baixa qualidade do ensino, inclusive no Ensino de Ciências. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico do Ensino de Ciências Naturais em uma escola pública do município de Parintins-AM. Este trabalho foi desenvolvido com discentes e docentes do Ensino Fundamental e, entidade escolar. O diagnóstico procedeu-se através do preenchimento de questionário, com questões quantitativas e qualitativas, durante três meses. Com a tabulação e tratamento dos dados em planilha do Excel. 81,25% dos alunos responderam que entendem o ensino de Ciências como disciplina que ensina sobre meio ambiente, animais, corpo humano, solo, plantas, etc.79,10% responderam que gostam da disciplina, pois ensina a conhecer o corpo humano, os seres vivos, o meio ambiente, etc. 50,74% dos alunos responderam que o professor utiliza uma linguagem fácil para explicar os conteúdos de Ciências. 82,08% dos alunos marcaram a opção “o barulho na sala” dentre os motivos que dificultam entender melhor os assuntos de Ciências. 73,13% responderam que o professor mostra onde determinado assunto de Ciências pode ser relacionado ao seu dia-a-dia. 86,56% dos alunos responderam que o professor costuma utilizar nas aulas o livro didático como recursos didáticos. 52,23% dos alunos responderam que não são realizadas aulas práticas no laboratório. 91,04% marcaram a opção experimentos, para técnicas de ensino que gostariam que fossem mais usadas nas aulas. 37,31% dos alunos responderam que as aulas precisam melhorar. Os professores realizam planejamento bimestral, e seguem o conteúdo programático. A aula expositiva foi apresentada como a modalidade mais utilizada pelos professores. A escola apresenta índices de aproveitamento no IDEB de 5,5 em 2011, no ENEM de 544,67 em 2010 e no IDEAM de 4,8 em 2010. A realização deste estudo permitiu constatar que o ensino desta disciplina ainda requer mudanças em relação a sua metodologia e didática para que se alcancem os objetivos esperados e desejados. Os problemas do ensino estão relacionados com a concepção de Ciência e Educação que permeia nossa prática e com a concepção de ensino-aprendizagem que se estabelece na sala de aula. Requerendo mais interação entre a teoria e a prática, para que os estudantes, do ensino fundamental, adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias. Palavras-chave: Diagnóstico, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Escola Pública, Parintins.
Abstract: Currently, much is said about the low quality of education, including in Science Education. In this context, the present study aimed to make a diagnosis of the Teaching of Natural Sciences in a public school in the municipality of Parintins-AM. This work was developed with students and teachers of elementary school and school entity. The diagnosis was made by filling out a questionnaire, with quantitative and qualitative questions, for three months. With the tabulation and treatment of data in an Excel spreadsheet. 81.25% of students answered that they understand science teaching as a discipline that teaches about the environment, animals, human body, soil, plants, etc. 79.10% answered that they like the discipline, as it teaches to know the human body, living beings, the environment, etc. 50.74% of the students answered that the teacher uses an easy language to explain the contents of Sciences. 82.08% of the students checked the option “the noise in the room” among the reasons that make it difficult to better understand science subjects. 73.13% replied that the teacher shows where a given subject of Sciences can be related to their daily lives. 86.56% of the students answered that the teacher usually uses the textbook in the classroom as didactic resources. 52.23% of the students answered that there are no practical classes in the laboratory. 91.04% marked the option experiments, for teaching techniques that they would like to be used more in class. 37.31% of students answered that classes need to improve. Teachers perform bimonthly planning, and follow the syllabus. The lecture was presented as the modality most used by teachers. The school has achievement rates in IDEB of 5.5 in 2011, in ENEM of 544.67 in 2010 and in IDEAM of 4.8 in 2010. The realization of this study showed that the teaching of this discipline still requires changes in relation to its methodology and didactics to achieve the expected and desired objectives. Teaching problems are related to the concept of Science and Education that permeates our practice and to the concept of teaching and learning that is established in the classroom. It requires more interaction between theory and practice, so that students, in elementary school, acquire the necessary knowledge and skills. Keywords: Diagnosis, Science Teaching, Elementary School, Public School, Parintins.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2937
ISSN: 1984-7505
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