DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, William Frazão-
dc.contributor.authorSilva, Luís Carlos Lemos da-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-22T12:13:19Z-
dc.date.issued2015-02-13-
dc.identifier.citationARMSTRONG, D. L.P; BARBOZA, L.M. V. Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza. Curitiba: IBPEX, 2011. (Série metodologias). ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M.. A Didática das Ciências. 15a ed. Campinas: Papirus, 2011. BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Curitiba: Livros HDV, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio e suas tecnologias. Brasília: 2003. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 07 ago 2014. CACHAPUZ, A. et al. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARRAHER, D. W. et al. Caminhos e descaminhos no ensino de Ciências. Ciência e Cultura, v.37, n.6, p.889-896, 2012. CHASSOT, Á. Alfabetização: Questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo, 2007. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. LOPES, A. O. Aula Expositiva: Superando o Tradicional. In: VEIGA, Ilma P. A (org.). Técnicas de Ensino: Por que não? São Paulo: Papirus,1991. MASSETTO, M. T. Didática: A aula como centro. São Paulo: FTD, 2003. ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. e or. Construtivismo e ensino de ciências reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2936-
dc.description.abstractBibliographic article whose objective is to identify methodologies used by teachers in the teaching of Science in High School at the State School Professor Ruy Alencar. It is based on Cachapuz (2005), Masetto (2003), Krasilchik (2004), Armstrong and Barboza (2011), Bastos and keller (2008), Brazil (2003), Chassot (2006), Delizoicov (2007), among others . Therefore, when elaborating a diagnosis about Science Teaching and its methodologies in High School, we are collaborating so that pedagogical practices in Science teaching are rethought and that it collaborates with teachers in the process of dynamizing teaching, since, more dynamic classes and attractive hold students' attention and the results in science learning are more significant. Anyway, this article proposes new reflections on the practices of science teachers and intends to collaborate with new methodologies for the improvement of quality in teaching in the State of Amazonas. Keywords: Teaching methodologies; Teacher training; Science teaching; High school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleDiagnóstico do ensino de ciências e suas metodologias no ensino médio na Escola Estadual Ruy Alencar, Manaus, Amazonaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:13:19Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage44pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage36pt_BR
dc.description.resumoArtigo de cunho bibliográfico cujo objetivo é identificar metodologias utilizadas pelos professores no ensino de Ciências no Ensino Médio na Escola Estadual Professor Ruy Alencar. Fundamenta-se em Cachapuz (2005), Masetto (2003), Krasilchik (2004), Armstrong e Barboza (2011), Bastos e keller (2008), Brasil (2003), Chassot (2006), Delizoicov (2007), dentre outros. Portanto, ao elaborar um diagnóstico sobre o Ensino de Ciências e suas metodologias no Ensino Médio, estamos colaborando para que práticas pedagógicas no ensino de Ciências sejam repensadas e que colabore com os professores no processo de dinamização do ensino, uma vez que, aulas mais dinâmicas e atraentes prendem a atenção dos alunos e os resultados na aprendizagem de Ciências são mais significativos. Enfim, este artigo propõe novas reflexões sobre as práticas do professor de Ciências e pretende colaborar com novas metodologias para a melhoria da qualidade no ensino de no Estado do Amazonas. Palavras-chave: Metodologias de ensino; Formação de professores; Ensino de Ciências; Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons