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Título: Aprendizagem significativa de botânica em ambientes naturais
Autor(es): Araújo, Joeliza Nunes
Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa;Mapas Conceituais;Ensino de Botânica;Aulas de Campo
Data do documento: 12-Fev-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, J. N.; SILVA, M. F. V. Floresta amazônica: espaço não-formal potencial para aprender botânica. Anais do XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (recurso eletrônico), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba: Champagnat, 2013. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. _______________.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BARRETO, L. H.; SEDOVIM, W. M. R.; MAGALHÃES, L. M. F. A idéia de estudantes de ensino fundamental sobre plantas. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 1, p. 711-713, jul., 2007. FERNANDES, J. A. B. Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. IKEMOTO, E. Espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas do Parque Taquaral (Campinas, SP) - subsídios para atividades de ensino não-formal de botânica. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 108 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.100-108 | Número especial | 2015 Campinas: UNICAMP, 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal), Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, 2007. LEMOS, E. S. A Aprendizagem Significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. In: Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: UCDB, 2006. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. ______________. O que é afinal Aprendizagem Significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf> Acesso em 04 jul. 2013.> _____________.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a Teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006. NOVAK, J. D. Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999. OLIVEIRA, A. P. L.; CORREIA, M. D. Aula de Campo como Mecanismo Facilitador do Ensino-Aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p. 163-190, junho, 2013. RISSI, M. N.; CAVASSAN, O. Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru – SP. 2012. Biota Neotrop. 13(1). Disponível em: <http://www.biotaneotropica.org.br/v13n1/pt/abstract?article+bn00213012013> SENICIATO, T.; SILVA, T. G. P.; CAVASSAN, O. Construindo valores estéticos nas aulas de ciências desenvolvidas em ambientes naturais. Ensaio, v.8, n.2, dez., 2006.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo fazer um ensaio teórico buscando uma aproximação entre o ensino de botânica e as contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa. Fizemos uma análise crítica sobre aulas de campo em ambientes naturais potencialmente significativos para a aprendizagem de conteúdos em Botânica. A despeito do ensino desta disciplina, os subsunçores são ancorados na estrutura cognitiva do aluno pelo contato com o material em alguma etapa de sua vida escolar e com o convívio com as plantas. Ao encontrar-se diante de um ambiente natural carregado de elementos que “despertam” os conhecimentos adormecidos, este ambiente favorece a introdução de novos conceitos aos que se já sabe e, associado ao interesse do aprendiz, essas condições tornam favorável à aprendizagem significativa. Palavras chave: Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Ensino de Botânica. Aulas de campo.
Abstract: The present work had as objective to make a theoretical essay looking for an approximation between the teaching of botany and the contributions of the Meaningful Learning theory. We conducted a critical analysis of field classes in natural environments that are potentially significant for learning content in Botany. Despite the teaching of this discipline, the subunits are anchored in the student's cognitive structure through contact with the material at some stage of their school life and with living with plants. When faced with a natural environment loaded with elements that “awaken” dormant knowledge, this environment favors the introduction of new concepts to those already known and, associated with the interest of the apprentice, these conditions make it favorable to meaningful learning. Keywords: Meaningful Learning. Concept Maps. Botany teaching. Field classes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2933
ISSN: 1984-7505
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