DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2931
Título: A presença do lúdico no evento circuito da ciência, Manaus, Amazonas, Brasil
Autor(es): Batista, Daniel Luiz dos Santos
Vasconcellos, Regina Lucia de Souza
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Educação Científica;Lúdico;Circuito da Ciência
Data do documento: 13-Jan-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANTUNES, C. Novas Maneiras de Ensinar- Novas formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, 2002, p.113-152. DEMO, P. Educação em Científica. B. Téc. Senac: A R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/361/artigo2.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014. DOHME, V. Atividades Lúdicas Na Educaçao, o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 3.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003 GHEDIN, L. M.; MARQUES. F. F. F.; FACHÍN-TERÁN, A.; GHEDIN. I. M. A Educação Científica Na Educação Infantil. In Revista Amazônica de Ensino de Ciências /ISS:1984-7505. 2013. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/educa%C3%A7%C3%A3o%20cie ntifica/>. Acesso em: 13 abr. 2014. GONZAGA, A. M.; FACHÍN-TERÁN, A.; MONTEIRO, I. B.; SEGURA, E. A. C; AZEVEDO, R. O. M. Temas para o observatório da Educação na Amazônia. Curitiba, PR: CRV, 2011. HUIZINGA, J. Homo Ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 174 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.165-174 | Número especial | 2015 KHISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedos, brincadeiras e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1997. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino da ciência e cidadania. 2. ed. Ed Moderna. São Paulo, 2007. MALUF, A. C. M. Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. 2006. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.combr/artigo.asp?entrID-850>. Acesso em: 17 out 2009. MORAES, P. Educação Científica: Presente, Passado e Futuro - Educação, ciência e sociedade. 2007. Disponível em: <http://www.novaecs.net/refsint/ecstrabs/pedromoraistrab.pdf.>. Acesso em: 15 abr. 2014. MOURA, M. A. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis - Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012. 280 p.: il. (Diálogos, 2). MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ROCHA, S. C. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA Edições, 2010. TEIXEIRA, M. C.; ROCHA, L. J. P.; SILVA, V. S. Lúdico: Um espaço para a construção de identidades, 2010. Disponível em: <http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a26.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014. ROITMAN, Isaac. Educação científica: quando mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007. Disponível em: <http://www.ritla.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2151&Itemid=23 6>. Acesso em: 14 abr. 2014 SANTANA, E. M. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. São Pulo – SP. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/203279410/A-influencia-de-atividades-ludicas-na- Quimica>. Acesso em: 13 abr. 201. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997.
Resumo: O presente relato, refere-se a um estudo feito durante uma visita ao Circuito da Ciência realizado no dia 04/04/14. O Circuito é um projeto do Instituto de Pesquisa da Amazônia- INPA/Bosque da Ciência, que tem como objetivo promover conteúdos relacionados à ciência por meios de exposições em tendas educativas e oficinas abertas ao publico em geral e em especial aos estudantes. Essa atividade é uma oportunidade de aproximar a ciência da sociedade tornando acessíveis pesquisas desenvolvidas no INPA e por instituições parceiras. Em relação à divulgação dos conhecimentos, foi possível perceber a presença lúdico com estratégia para atrair e despertar o interesse dos participantes. Com a finalidade de compreender o uso do lúdico para apresentar os conhecimentos científicos, foi utilizado como metodologia à observação e entrevistas com os realizadores, expositores (pesquisadores) e participantes. Para facilitar o entendimento buscamos autores como Mukhina (1996), Dohme (2003), Huizinga (2000), entre outros, com intuito de possibilitar uma reflexão do lúdico como prática pedagógica para promover a ciência. O estudo permitiu perceber que as práticas lúdicas despertam o interesse e promovem a descontração facilitando o raciocínio, o aprendizado e a reflexão. Palavras chave: Educação Científica, Lúdico, Circuito da Ciência.
Abstract: his report refers to a study done during a visit to the Science Circuit held on 04/04/14. The Circuit is a project of the Amazon Research Institute - INPA / Bosque da Ciência, which aims to promote science-related content through exhibitions in educational tents and workshops open to the general public and students in particular. This activity is an opportunity to bring science closer to society, making research developed at INPA and partner institutions accessible. Regarding the dissemination of knowledge, it was possible to perceive the playful presence with a strategy to attract and arouse the interest of the participants. In order to understand the use of playfulness to present scientific knowledge, it was used as a methodology for observation and interviews with filmmakers, exhibitors (researchers) and participants. To facilitate understanding, we sought authors such as Mukhina (1996), Dohme (2003), Huizinga (2000), among others, in order to allow a reflection of the playful as a pedagogical practice to promote science. The study made it possible to realize that playful practices arouse interest and promote relaxation, facilitating reasoning, learning and reflection. Keywords: Scientific Education, Playful, Science Circuit.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2931
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A presença do lúdico no evento circuito da ciência, Manaus, Amazonas, Brasil.pdf396,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons