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Título: A experiência da elaboração de uma oficina com ênfase na educação patrimonial, sustentabilidade e desenvolvimento da cultura científica por docentes dos cursos de história e geografia-cespuea
Autor(es): Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos
Rocha, João Marinho da
Carvalho, Mary Tânia dos Santos
Palavras-chave: Cultura Cientifica;Divulgação Científica;Estudo de Meio;Inclusão Social
Data do documento: 13-Jan-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALCANTARA, M. I. P.; FACHÍN-TERAN, A. Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica. Manaus/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010. ALMEIDA, M. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. BARRETO FILHO, H. T. Populações tradicionais: introdução à crítica da ecologia política de uma nação. In: Sociedades Caboclas Amazônicas: Modernidade e Invisibilidade. (Eds. Cristina Adams, Rui Murrieta e Walter Neves). São Paulo, 2001. BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. CALDAS, Graça et. al. Divulgação Científica no Brasil: formação e prática. UNICAMP, 2006. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. Cap. 1 p. 38-40. CUNHA, M. C.; ALMEIDA, M. B. (Orgs.). 2002. Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras. 735 GEERTZ, C. O saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa; Tradução de Vera Mello Joscelyne. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. LOUREIRO, V. R. A Amazônia no século XXI. Novas fronteiras de desenvolvimento. São Paulo: Editor Empório do Livro, 2009. POZO, J. I.; CRESPO, G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 223 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.214-223 | Número especial | 2015 conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. ROCHA, J. M.; FACHÍN-TERÁN, A. O Projeto Manejo de Quelônios Amazônicos “Pé-de-Pincha” e sua contribuição na Educação Científica em duas comunidades ribeirinhas do assentamento agrícola Vila Amazônia, Parintins – AM. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VII ENPEC- Campinas, SP. 2011. ROSS, J. Geografia do Brasil. 4.ed. São Paulo: Editora EDUSP, 1996. SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. VOGT, C. Ciência e bem-estar cultural. Com Ciência, [s.1.], jun. 2010. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagem/cultura/cultura01.shtml.> Acesso em: fev. 2012.
Resumo: O presente trabalho aborda a experiência de realização de Oficina de cunho Científico no âmbito do Subprojeto: Patrimônio Cultural e Memória no Assentamento de Vila Amazônia: um estudo de meio para inclusão social e desenvolvimento da Cultura Científica em Parintins- AM.Voltada para alunos de 8 o e 9o anos de Escolas Municipais no P. A. Vila Amazônia. Particularmente, Comunidade de Santa Maria (área urbana) à região da Valéria, associações organizadas do local, artesãos, agentes ambientais voluntários, professores e educadores da localidade. Objetivamos sob a ótica da divulgação científica apresentar o resultado desta oficina (como as demais), por ser voltada para diferentes públicos. Apontamos assim, alguns aspectos relevantes em contemplar este público nos espaços de educação não formal. A Oficina foi produzida e realizada por docentes dos Curso de Licenciatura em História e Geografia do Centro de estudos Superiores de Parintins CESP/ UEA. Utilizamos o Estudo de Meio como procedimento metodológico, enfocamos a ciênciacomo forma de cultura, discutindo também, as possibilidades de enriquecimento da área de divulgação cientifica a partir da integração entre profissionais. Por fim, a relevância para a comunidade externa se dá com o protagonismo social que podemos orientar por meio das oficinas, cujos resultados almejam inclusão social e desenvolvimento da cultura científica entre os participantes e estes se tornem propagadores no meio em que atuam a partir da percepçãode que todos os elementos físicos e sociais que compõem o patrimônio cultural do local são depositários da memória e fontes para a construção da história do lugar. Palavras-chave: cultura cientifica, divulgação científica, estudo de meio, inclusão social.
Abstract: This work addresses the experience of conducting a Scientific Workshop within the scope of the Subproject: Cultural Heritage and Memory in the Vila Amazônia Settlement: a study of the means for social inclusion and development of Scientific Culture in Parintins - AM. o and 9th years of Municipal Schools in PA Vila Amazônia. In particular, Santa Maria Community (urban area) in the Valéria region, organized associations of the place, artisans, voluntary environmental agents, teachers and educators from the locality. We aim from the perspective of scientific dissemination to present the results of this workshop (like the others), as it is aimed at different audiences. Thus, we point out some relevant aspects in contemplating this audience in non-formal education spaces. The Workshop was produced and carried out by professors of the History and Geography Degree Course at the Center for Higher Studies in Parintins CESP / UEA. We use the Study of the Environment as a methodological procedure, we focus on science as a form of culture, also discussing the possibilities of enriching the area of ​​scientific dissemination from the integration between professionals. Finally, the relevance to the external community occurs with the social protagonism that we can guide through the workshops, the results of which aim for social inclusion and the development of scientific culture among the participants and they become propagators in the environment in which they act from the perception of that all the physical and social elements that make up the cultural heritage of the place are depositories of memory and sources for the construction of the history of the place. Keywords: scientific culture, scientific dissemination, study of environment, social inclusion.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2930
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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