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Título: A educação em ciências nos documentos norteadores da educação infantil, Manaus, Brasil
Autor(es): Aikawa, Monica Silva
Terán, Augusto Fachín
Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Educação em Ciências;Educação Infantil;Currículo;Amazônia
Data do documento: 23-Jan-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARCE, A.; SILVA, A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011. BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. ____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares para a Educação infantil. Brasília: MEC, CNE, 2009a. ____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares para a Educação infantil. Brasília: MEC, CNE, 2009b. CACHAPUZ, A. [et. al.]. A necessária renovação do ensino das ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, A. M. P. de; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. (Orgs.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2012. CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. Educação infantil: pra quê te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. S. (orgs.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. 4. ed. Campinas: Autores associados, 2003. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 10 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.1-10 | Número especial | 2015 KISHIMOTO, T. M. Brincadeira e interações nas diretrizes curriculares para a educação infantil. In: BRASIL. Brinquedos e Brincadeiras de Creches. Manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC, 2012. ____. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007. MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Divisão de Educação Infantil. Proposta pedagógico-curricular de educação infantil. Manaus: SEMED/DEI, 2013. OLIVEIRA, Z. M. R. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais?. Agosto, 2010. In: BRASIL. Consulta Pública sobre Orientações Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Portal MEC <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=1096&id=15860&option=com_content&view=article>. Acesso em 28 de julho de 2014. ____. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ROSA, R. T. D. Ensino de ciências na educação infantil. In: CRAYDI, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. Educação infantil: pra quê te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
Resumo: A educação em ciências vem apresentando uma perspectiva diferenciada para a aprendizagem das ciências no contexto escolar, superando a lógica de transmissão de conteúdo e rumando para uma visão não fragmentada de conhecimento frente à formação crítica do cidadão. As pesquisas em educação infantil evidenciam elementos desta perspectiva quando seu currículo expressa práticas de educação e cuidado para formação integral da criança pequena por meio de experiências. O objetivo deste trabalho é destacar elementos da educação em ciências em dois documentos norteadores das práticas pedagógicas: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus. O percurso metodológico envolve uma abordagem qualitativa e fundamentou-se na análise documental. De modo geral, evidenciamos que a educação em ciências está presente no currículo da educação infantil, mas sua efetivação materializará no contexto das instituições de educação infantil. Palavras chave: Educação em ciências. Educação infantil. Currículo. Amazônia.
Abstract: Science education has been presenting a different perspective for science learning in the school context, overcoming the logic of content transmission and moving towards a non-fragmented view of knowledge in the face of critical citizen education. Research in early childhood education shows elements of this perspective when its curriculum expresses practices of education and care for the comprehensive education of young children through experiences. The objective of this work is to highlight elements of science education in two documents that guide pedagogical practices: National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and Pedagogical-Curricular Proposal for Early Childhood Education in Manaus. The methodological approach involves a qualitative approach and was based on documentary analysis. In general, we show that science education is present in the curriculum of early childhood education, but its effectiveness will materialize in the context of early childhood education institutions. Keywords: Science education. Child education. Curriculum. Amazon.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2929
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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