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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Leandro Nogueira-
dc.contributor.authorAraújo, Joeliza Nunes-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-22T12:02:45Z-
dc.date.issued2015-02-22-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2928-
dc.description.abstractBotany is a branch of Biology that is concerned with studying the characteristics of plants, with physiology, morphology and anatomy being some of them. The Amazon region has great plant diversity that can be an alternative to theoretical classes that usually take place in the school context, aiming to improve the teaching and learning process through differentiated classes. Considering the relevance of knowledge about plants in science and biology education, this study aimed to identify previous conceptions of science, biodiversity and botany concepts by high school students from a public school in the municipality of Parintins-AM. The data collection was obtained through an interview with 31 students of the 3rd year of High School through the application of a form consisting of open and closed questions, since the interviewer could use an accessible language in order to promote a better understanding. of the student about the questions. In view of the results obtained with the interview, it was possible to verify that although the students have enough knowledge on the subject, there are still many limitations, with Botany being considered by most as complex and uninteresting, revealing that it is necessary to seek methods and techniques that facilitate learning significant impact on vegetables. Keywords: Botany teaching. Teaching and learning. Meaningful Learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleA botânica sob o olhar dos alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:02:45Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage120pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage109pt_BR
dc.description.resumoA Botânica é um ramo da Biologia que se preocupa em estudar as características dos vegetais, sendo a fisiologia, a morfologia e a anatomia algumas delas. A região amazônica apresenta grande diversidade vegetal que pode ser alternativa às aulas teóricas que geralmente ocorrem no contexto escolar, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem através de aulas diferenciadas. Considerando a relevância sobre o conhecimento acerca dos vegetais no ensino de Ciências e Biologia, este trabalho teve por objetivo identificar concepções prévias de ciências, de biodiversidade e de conceitos de botânica por alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Parintins-AM. A coleta dos dados foi obtida através de uma entrevista com 31 alunos do 3º ano do Ensino Médio por meio da aplicação de formulário constituído de perguntas abertas e fechadas, uma vez que, o entrevistador poderia utilizar uma linguagem acessível de forma a promover um melhor entendimento do aluno sobre as perguntas. Diante dos resultados obtidos com a entrevista, foi possível verificar que apesar dos alunos possuírem bastante conhecimento sobre o assunto, ainda há muitas limitações, sendo a Botânica considerada pela maioria como complexa e desinteressante, revelando que é preciso buscar métodos e técnicas que facilitem a aprendizagem significativa sobre os vegetais. Palavras-Chave: Ensino de Botânica. Ensino e aprendizagem. Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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