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Título: Uma estratégia para o ensino de física focada na formação para a cidadania
Título(s) alternativo(s): A strategy for teaching physics focused on citizenship education
Autor(es): Urias, Guilherme
Assis, Assis
Palavras-chave: Ensino de Física;Cidadania;Leis de Newton
Data do documento: 11-Jun-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARBOSA, J. P. Cidadania e cientifização do senso comum por meio de uma abordagem CTS. Relato de uma experiência interdisciplinar. Atas XIX Simpósio Nacional do Ensino de Física, Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2011. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Física. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2004. DE CARVALHO, A. M. P.; GONÇALVES, M. E. R. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 71–94, 2013. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GARDELLI, D. A origem da inércia. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.16, n.1, p. 43–53, 1999. KRASILCHIK, M. Ensino de ciências e a formação do cidadão. Em aberto, v.7, p. 55–61, 1988. MACHADO, N. J. Cidadania e educação. Escrituras Editora, 1997. v.1 NEWTON, I. Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural. Tradução T. RICCI et al. 2. ed. São Paulo: [s.n.]. v. 1, 2008. RAZERA, J. C.; NARDI, R. Ensino de física e formação moral: contribuições correlativas. Atas XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Foz do Iguaçu 2011. SANTOS, P. R. DOS. O ensino de ciências e a ideia de cidadania. Mirandum, n.17, 2006. SOCORRO, M. S.; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. A alfabetização científica e o ensino de física nos cursos técnicos. Atas X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Londrina 2006. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 51 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.36-51 | jan-jun | 2015 URZETTA, F. C.; LAGE, M. A. G.; CUNHA, A. M. DE O. Formação continuada de professores de ciências: o potencial de uma proposta coletiva na transformação da prática docente. Em extensão, v.9, n.1, 2010. VIVEIRO, A. A. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir de um curso de licenciatura. 2010. 191f. Tese (Doutorado em educação para a ciência) – Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru.
Resumo: A educação para a cidadania vem sendo debatida há alguns anos. Foi enunciada na Lei de Diretrizes e Bases e também está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. No entanto, poucas são as atividades de ensino que se propõem a colocar os alunos em contato com os pressupostos da formação cidadã. Por esse motivo, neste trabalho, desenvolvemos uma estratégia para o ensino de física com o intuito de tornar concreta a ideia do ensino para a cidadania. Para tanto, nos reunimos com professores de uma escola estadual para criarmos as atividades de ensino da referida estratégia, à luz das propostas educacionais de Paulo Freire, tendo como objetos da investigação a postura dos professores, o próprio processo de criação e aplicação da atividade educativa e as impressões dos alunos frente os aspectos que tangem a formação cidadã. Dos registros realizados podemos destacar o comportamento ativo dos professores durante o processo de criação da atividade de ensino. No entanto, esse comportamento não garantiu a mudança de postura de um dos educadores em relação ao método tradicional de ensino. Sobre as impressões dos alunos, podemos inferir que a atividade educativa foi proveitosa, mesmo sem poder garantir que houve mudança de postura dos educandos frente às situações apresentadas, relacionadas com a importância do uso do cinto de segurança. A atividade educativa revelou-se, segundo nossas observações, uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino. Palavras-chave: Ensino de Física. Cidadania. Leis de Newton.
Abstract: The education for citizenship has been debated for some years. It was enunciated in the Directives and Bases Law and it is stated in the National Curriculum Parameters too. However, there are few teaching activities that propose to draw students nearer with the civic education assumptions. For this reason, in this paper, we developed a physics teaching strategy in order to make concrete the idea of education for citizenship. For this purpose, we met with public school teachers to develop educational activities for this strategy, using the Paulo Freire’s educational proposals, having as research objects the teachers’ posture, the process of creation, and implementation of educational activity and the attitude of the students about the aspects of the citizenship formation. About the records, we emphasize the active behavior of the teachers in the educational activity creating process. However, this behavior did not guarantee a posture change of one of the educators related to the traditional teaching method. About the students’ impressions, we can infer that the educational activity has been useful, even without being able to ensure that students attitude towards the situations presented was changed. These attitudes were related to the importance of using the seat belt. The educational activity has proved, according to our observations, an interesting alternative to traditional teaching methods. Key words: Physics teaching. Citizenship. Newton’s laws.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2927
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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