DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2925
Título: Oficina em saúde e meio ambiente contribuições para o ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): Workshop on health and environment: contributions to the biology teaching
Autor(es): Ferreira, André Luis de Souza
Bettiol, Flavia Karolina Pereira Barreto
Henrique, Victor Hugo de Oliveira
Castro, Edward Bertholine de
Palavras-chave: Ensino Médio;Biologia;Técnicas;Didática.
Data do documento: 16-Mai-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA, L. P. J. Alternativas metodológicas em Microbiologia: viabilizando atividades práticas. Revista de Biologia e Ciência da Terra. v.10, n.2, 2010, p. 134-143. BAZIN, M. Three years of living science in Rio de Janeiro: learning from experience. Scientific Literacy Papers. 1987, p. 67-74. BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Editora Champagnat. 3. ed. 2003. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: 2002. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. GERALDO, A. C. H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-critica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. GIORDAN, A.; VECCHI, G. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998. GODEFROID, R. S. O Ensino de Biologia e o Cotidiano. Editora IBPEX, 2010. LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de vasili Davídov. Revista Brasileira de Educação, n.27, set-dez, 2004, p. 5-24. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: Fundamentos e Recursos Básicos. São Paulo: Moraes/Educ, 1989. PEDRANCINI, et. al. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias v.6, n.2, 2007, p.299-309. PRECIOSO, J. Educação para saúde na Universidade: um estudo realizado em alunos da Universidade do Minho. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.3, n.2, 2004. SERAFIM, M. C. A Falácia da Dicotomia Teoria-Prática, 2001. Rev. Espaço Acadêmico, 7. Disponível em: <www.espacoacademico.com.br> Acesso em: 30 ago. 2014.
Resumo: A educação está em constante transformação e o momento histórico no qual vivemos exige uma reflexão sobre a inclusão de idéias inovadoras no atual modelo de ensino, de maneira a fugir dos métodos tradicionais já ultrapassados. O objetivo deste trabalho foi realizar um minicurso na área de Saúde e Meio Ambiente envolvendo atividades dinâmicas no ensino de Biologia colaborando para a formação e construção do conhecimento. As atividades foram realizadas em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio matutino, de uma escola pública, baseando-se na modalidade didática expositiva dialógica aliada à prática dinamizada no processo de ensino aprendizagem, contribuindo de maneira significante aos índices de educação dos alunos do nosso país, especialmente aos que fazem parte do ensino público. Nesse sentido, a aplicação das aulas dinamizadas tornaram-se uma metodologia de ensino dinâmica e diferenciada, envolvendo os alunos em questões relacionadas ao seu dia a dia. Foram aplicadas atividades que estimulassem o raciocínio e o conhecimento dos alunos, através de perguntas envolvendo o ser humano e o meio ambiente, procurando-se analisar as idéias dos alunos durante todo o processo de ensino aprendizagem sobre o tema desenvolvido. Palavras - Chave: Ensino Médio; Biologia; Técnicas; Didática.
Abstract: Education is constantly changing and we live at an historic moment which requires a reflection on the inclusion of innovative ideas to the current teaching model, in order to avoid the traditional and old teaching methods. The objective was to conduct a workshop about Health and Environment, involving dynamic activities for biology teaching in order to contribute to the formation and construction of knowledge. The activities were carried out in a class with junior high school students from a public school, our activities were based on the dialogic expository didactic approach coupled with dynamic practice for the teaching-learning process, contributing in a significant way to levels of education of the students from our country, especially in public education. In this sense, the application of dynamic classes have become in a dynamic and differentiated teaching methodology, involving students in issues related to their daily lives. Activities were implemented to stimulate thinking and the students’ knowledge through questions involving humans and the environment, seeking to analyze students’ ideas on the subject developed throughout the teaching-learning process. Keywords: High School; biology; Techniques; Didactic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2925
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficina em saúde e meio ambiente contribuições para o ensino de biologia.pdf270,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons