DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2924
Título: O uso do software phet como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química
Título(s) alternativo(s): Using the PhET software as tool for teaching chemical reaction balancing
Autor(es): Mendes, Abinadabis Parentes
Santana, Genilson Pereira
Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira
Palavras-chave: PhET;Ensino médio;Conservação da Massa
Data do documento: 3-Jun-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AIRES, J. A. Softwares educativos: Uma tecnologia de informação e comunicação na educação. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. CRUZ, A. G.; NERI, D. F. M. A inserção de tablets em escolas da rede pública estadual na cidade de petrolina-Pe: uma percepção dos educadores e educandos. REVASF, v.4, n.6, p. 6–26, 2014. CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v.34, n.2, p. 92–98, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 59 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.52-60 | jan-jun | 2015 EICHLER, M.; DEL PINO, J. C. Computadores em educação química: Estrutura atômica e tabela periódica. Quimica Nova, v.23, n.6, p. 835–840, 2000. EIVAZIAN, A. M. B. O ensino da ciência usando simulações. Acesso, p. 17–20, 1995. KUMAR, D. D. Computer Applications in Balancing Chemical Equations. Journal of Science Education and Technology, v.10, n.4, 2001a. KUMAR, D. D. Computer Applications in Balancing Chemical Equations. Journal of Science Education and Technology, v.10, n.4, p. 347–350, 2001b. LABVIRT. Laboratório didático virtual. Disponível em: <www.labvirt.fe.usp.br>. LAUGIER, A.; DUMON, A. The equation of reaction: a cluster of obstacles. Chemistry Education: Research and Practice, v.5, n.3, p. 327–342, 2004. LUZZI, F. et al. Assistente inteligente para suporte ao ensino de química orgânica. IV Congresso RIBIE. Anais...Brasilia: 1998 MCFADDEN, J. et al. Beginning Science Teachers’ Use of a Digital Video Annotation Tool to Promote Reflective Practices. Journal of Science Education and Technology, v.23, n.3, p. 458–470, 1 nov. 2013. MICKLOS LEWIS, A. L.; BODNER, G. M. Chemical reactions: what understanding do students with blindness develop? Chemistry Education Research and Practice, v.14, n.4, p. 625, 2013. NAAH, B. M.; SANGER, M. J. Student misconceptions in writing balanced equations for dissolving ionic compounds in water. Chemistry Education Research and Practice, v.13, n.3, p. 186, 2012. OLIVEIRA, R. C. Uso de modelos moleculares por alunos de Ensino Médio: contribuições para o desenvolvimento de modelos mentais de conceitos químicos. [s.l.] Universidade Federal de São Carlos, 2012. PADILLA, K.; GARRITZ, A. The pedagogical content knowledge of university chemistry Narst 2011 Annual Meet. Anais...2011 PAPALIA, D. A.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 800 PhET Interactive Simulation. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Acesso em: 20 ago. 2014. PAULETTI, FABIANA. Processos cognitivos: considerações acerca das dificuldades de aprendizagem. Revista Areté, v.5, n.8, p.98-107, 2012. SANGER, M. J. Evaluating Students’ Conceptual Understanding of Balanced Equations and Stoichiometric Ratios Using a Particulate Drawing. Journal of Chemical Education, v.82, n.1, p. 131, jan. 2005. SANTOS, E. B. et al. Simulador Computacional para Estudo de Reações QuímicasErbase - XIV Escola Regional de Computação. Anais...Feira de Santana: 2014. Disponível em: <http://erbase2014.uefs.br/informacao-geral/publicacoes> SCHMIDT, H. An Alternate Path to Stoichiometrie Problem Solving. Research in Science Education, v.27, n.2, p. 237–249, 1997. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 60 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.52-60 | jan-jun | 2015 SILVA, S. F.; NÚÑEZ, I. B. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes - reflexões teórico-metodológicas. Química Nova, v.25, n.6B, p. 1197–1203, 2002. STANGHERLIN, D. H.; UHMANN, R. I. M.; BREEM, C. Compreendendo o balanceamento de equações químicas por meio da utilização de um simulador virtual 34o EDE: Inovação no Ensino de Química: Metodologias, Interdisciplinares e politecnia. Anais...2014 TASKIN, V.; BERNHOLT, S. Students’ Understanding of Chemical Formulae: A review of empirical research. International Journal of Science Education, v.36, n.1, p. 157–185, 14 nov. 2012. WU, Hsin-Kai; SHAH, Priti . Exploring visuospatial thinking in chemistry learning. Science Education, v.88, n.24, p. 465-492, abr. 2003. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.10126/pdf>. Acesso em: 01 junho. 2015. YARROCH, W. L. Student understanding of chemical equation balancing. Journal of Research in Science Teaching, v.22, n.5, p. 449–459, 1985. YITBAREK, S. Chemical reaction: Diagnosis and towards remedy of misconceptions. AJCE, v.1, January, p. 10–28, 2011. ZOU, D. et al. A Novel Global Harmony Search Algorithm for Chemical Equation Balancing 2010 International Conference on Computer Design and Appliations. Anais...2010
Resumo: Ensinar os conceitos fundamentais da lei de conservação de massa usando os métodos de balanceamento de equações químicas para estudantes nascidos dentro de uma era digital é um desafio para os professores de química. Neste trabalho foi utilizado o software PhET - Balancing-chemical-equations como uma ferramenta de ensino no balanceamento de equações químicas. Para avaliar o uso do software, escolhemos dois grupos de estudantes de segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Tefé (AM-Brasil). A aplicação do software foi feita em apenas em uma classe (Turma A). Na segunda classe, o conceito equação de equilíbrio de massa foi aprendido apenas pela metodologia clássica (Turma B). Os resultados mostram que o desempenho dos estudantes da Turma A foram superiores aos da Turma B, no balanceamento de equações químicas. Esta descoberta sugere que os alunos da Tuma A foram capazes de entender a lógica para balancear as equações químicas. Além disso, a introdução do software PhET leva o aluno a compreender os significados dos coeficientes e subscritos encontrado nas fórmulas químicas. Palavras-Chaves: PhET. Principio conservação da massa. Ensino médio.
Abstract: Teaching the fundamental concepts of the mass conservation law using the methods of balancing chemical equation to students born within a digital era is a challenge for the chemistry teachers. On this work we used the PhET software - Balancing-Chemical-Equations as a teaching tool for balancing chemical equations. For assessing the software performance, we have chosen two student groups from the sophomore students from a public high school in the city of Tefé (AM-Brazil). We applied the PhET software with a Class only (Class A). The second Class, the balancing equation concept was learned by classical methodology only (Class B). The results presents that the performance of Class A students is the highest percentage value in balancing equation chemistry. This finding suggests that the students form the Class A were able in understanding the logical for balancing the chemical equation. Additionally, the introduction of PhET software leads the students the understanding the coefficients and subscribed of the meaning of chemical formulas. Keywords: PhET. Principle mass conservation. High school
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2924
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do software phet como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química.pdf300,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons