DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2923
Titel: O jogo do ciclo celular –uma alternativa para o ensino de biologia
Sonstige Titel: The game of the Cell Cycle - an alternative for Biology teaching
Autor(en): Farias, Luis Fernando de
Silveira, Greiciele Farias da
Arruda, Valeska Marques
Stichwörter: Jogo Didático;Ensino;Aprendizagem;Citologia;Biologia
Erscheinungsdatum: 7-Apr-2015
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 784p. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2001. 109p. CALADO, N. V.; COSTA, M. R. B.; CARDOSO, A. M.; PAES, L. S.; MELLO, M. S. V. N. Jogo didático como sugestão metodológica para o ensino de Briófitas no Ensino Médio. Revista Amazônica de Ensino de Ciências – Areté, v.4, n.6, p.92-101, 2011. CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Núcleos de Ensino da Unesp, São Paulo, p. 47-60, 2003. CANTO, A. R.; ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciências & Cognição, v.14, n.1, p.144-153, 2009. CASAS, L. L.; AZEVEDO, R. O. M. Contribuições do Jogo Didático no ensino de Embriologia. Revista Amazônica de Ensino de Ciências - Areté, v.4, n.6, p.80-91, 2011. DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciência & Cognição, v.15, n.1, p.272-281, 2010. FORTUNA, T. R. Jogo em aula. Revista do Professor, v.19, n.75, p.15-19, 2003. GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 35 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.27-35 | jan-jun | 2015 aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 1, 2001, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Universidade Federal de Fluminense, p.389-392, 2001. GRIFFITHIS, A. J. F.; WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C.; CARROL, S. B. Introdução à Genética. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 736p. GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. 1013p. JESUS, J.; NERES, J. N.; DIAS, V. B. Jogo didático: uma proposta lúdica para o ensino de botânica no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia - REnBIO, n.7, p.4106-4116, 2014. JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 364p. JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica: Texto e Atlas. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 556p. JUSTINIANO, S. C. B.; MORONI, R. B.; MORONI, F. T.; SANTOS, J. M. M. Genética revisando e fixando conceitos. Genética na Escola, v.1, n.2, p.51-53, 2006. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da USP, 2004. 200p. MARTINEZ, E. R. M.; FUJIHARA, R. T.; MARTINS, C. Show da Genética: Um jogo interativo para o ensino da genética. Genética na escola, v.3, n.2, p.24-27, 2008. MIRANDA, S. Ensaio: No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, n.168, p.64-66, 2001. MOREIRA, M. C. A.; SILVA E. P. Concepções prévias: uma revisão de alguns resultados sobre genética e evolução. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 1,2001, Niterói. Anais. Niterói: Universidade Federal Fluminense, p.490-504, 2001. PAES, M. F.; PARESQUE, R. Jogo da memória: Onde está o gene? Genética na Escola, v.4, n.2, p.26-29, 2009. SALIM, D. C.; AKINOMOTO, A. K.; RIBEIRO, G. B. L.; PEDROSA, M. A. F.; KLAUTAU-GUIMARÃES, M. N.; OLIVEIRA, S. F. O baralho como ferramenta no ensino de genética. Genética na escola, v.2, n.1, p.6-9, 2007. SANT’ANNA, I. C.; BRANCO, A. L. C.; PEREIRA, K. P.; CARVALHO, A. C. P.; TAVARES, M.G. Perfil da Genética: Uma maneira divertida de memorizar conteúdos. Genética na escola, v.6, n.2, p.17-29, 2011. TEMP, D. S.; CARPILOVSKY, C. K.; GUERRA, L. Cromossomos, genes de DNA: utilização de modelo didático. Genética na escola, v.6, n.1, p.9-11, 2011. ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v.13, n.1, p.72-81, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou propor um jogo de memória sobre ciclo celular para auxiliar na compreensão e fixação do conteúdo pelos acadêmicos do 5º semestre de Ciências Biológicas da UNEMAT, além de avaliar a percepção dos discentes em relação ao método utilizado. O trabalho foi desenvolvido em junho de 2013 com 14 acadêmicos. Neste jogo utilizou-se 27 cartas, sendo que sete compreendiam as imagens de cada etapa do Ciclo Celular, sete continham os conceitos do processo e sete com a nomenclatura do ciclo. Após a aplicação do jogo didático, os participantes responderam o questionário com quatro perguntas objetivas sobre a percepção dos estudantes sobre o jogo, dificuldades encontradas em relação ao jogo, e as dificuldades encontradas do conteúdo. Neste jogo de memória retratou as fases que envolvem a Interfase e Mitose. Assim, os resultados obtidos neste estudo permitiram verificar que os acadêmicos acreditam que esta atividade lúdica aplicada é uma ótima estratégia de ensino, pois facilitou a compreensão e fixação dos conceitos transmitidos nas aulas teóricas, embora apenas 14,30% dos participantes afirmaram ter muito conhecimento sobre o ciclo celular. No entanto, a maioria dos alunos respondeu que a atividade permitiu fixação e aumento de conhecimento do conteúdo (85,70%) e interesse por parte dos alunos (97,90%). Ainda, conforme as atitudes dos estudantes durante o desenvolvimento da prática, a aula ficou mais divertida e com a participação unânime dos alunos. Palavras chave: Jogo Didático. Ensino. Aprendizagem. Citologia. Biologia.
Zusammenfassung: This work aims to offer a memory game about the cell cycle in order to aid students enrolled in the 5th semester of Life Science of UNEMAT in understanding and fixing the contents, in addition to assessing the perception of students in relation to the method used. The work was performed in June 2013 with 14 students as subjects. There are 27 cards in this game, seven with a picture of each stage of the cell cycle; seven containing the concepts of the process and seven with the nomenclature of the cycle. After the application of the educational game, the participants answered the questionnaire with four objective questions concerning their perception about the game, the difficulties about the game, and the difficulties in the contents. This memory game presents the phases of the Interphase and Mitosis. Thus, the results obtained allowed us to verify that the students have a positive opinion about this applied ludic activity is a great teaching strategy, because aids to understanding and fixing of taught concepts in theoretical classes, although 14.30% of the participants reported to have and an above average knowledge about the cell cycle. However, according to the most of students the activity allowed fixation and to increase the knowledge about the content (85.70%) and turning it more interesting (97.90%). In addition, according to the attitudes of the students during the practice, the class took a more exciting approach with the unanimous participation. Keywords: Educational Game. Teaching. Learning. Cytology. Biology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2923
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O jogo do ciclo celular –uma alternativa para o ensino de biologia.pdf408,25 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons