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Título: Noções de probabilidade na educação básica atividades interdisiciplinares
Título(s) alternativo(s): Concepts of probability in basic education: interdisciplinary activities
Autor(es): Dias, Reinaldo Amirato
Freitas, Adriano Vargas
Victer, Eline das Flores
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem;Interdisciplinaridade;Probabilidade;Atividades Pedagógicas
Data do documento: 11-Abr-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARBOSA, D. A conquista do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. São Paulo: Cortez, 1991. BRASIL. Ministério da Educação. 2013. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: SEB. BRASIL. Ministério da Educação. 1998. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF. CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. COUTINHO, C. Introductionaux Situations Aléatoires dês Le Collège: de La modélisation à La simulation d’expériences de Bernoulli dansl’environnement informatique Cabrigéomètre II. Tese de Doutorado. Univ. J. Fourier, Grenoble, France, 2001. DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia,1998. FAZENDA, I. C. A. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 75 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.61-75 | jan-jun | 2015 FAZENDA, I. C. A. Integração (1979) e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Loyola. 1979. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 5.ed. Rio de Janeiro: Loyola, 2002c. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. São Paulo: Loyola, 1994. FORTES, C. C. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Revista Acadêmica Senac online. São Paulo, 6 ed. 2009. Disponível em: <http://www3.mg. senac.br/ Revistasenac /edicoes/Edicao6.htm>. Acesso em: 17/11/2012. FONSECA, M. C. F. R. Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global Editora, 2004. GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 2004. GATTÁS, M. L. B.; FUREGATO, A. R. F. Interdisciplinaridade: uma contextualização. São Paulo/SP, 2006. JAPIASSU, H. Processo de interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 5.ed. São Paulo: Hucitec, 1998 MORAES, C. F. Estado nutricional antropométrico autoavaliado e medido em adultos de amostra probabilística de domicílios brasileiros. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado)–Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. NOVAES, D; COUTINHO, C. Estatística para a educação profissional. São Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, S; CARZOLA, I. Ensinando Probabilidades no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista, SBEM, v.24, n.13, p. 3-6, 2008. SILVA, L. L. da F. Metodologia de projetos para a Educação de Desenvolvimento Sustentável: recurso de ensino e aprendizagem na Educação Básica. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 9., 2013, Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013.p.4. THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento de articulação no processo ensino-aprendizagem. 2007. p. 87 – 102. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/viewFile/1542/1294>. Acesso em: 19 jul. 2012.
Resumo: O artigo apresenta discussões envolvendo práticas interdisciplinares na educação básica, destacando o enfoque epistemológico e o pedagógico, na busca de responder a necessidade de superação da visão fragmentada das áreas de conhecimento, de forma a recuperar a integração dos saberes. Para que isto aconteça, destaca a necessidade da cooperação entre docentes no compartilhamento do conhecimento. Nessas perspectivas apresenta propostas de atividades interdisciplinares elaboradas a partir de temas geradores atuais e instigantes aos estudantes, deforma a envolvê-los no estudo e na pesquisa. As atividades envolvem possibilidades de trabalho em diversas áreas, mas foca especialmente em matemática, no estudo de probabilidades, conteúdo relevante à formação do indivíduo, com significativas aplicações em situações do cotidiano. Analisa que sua implementação pode resultar em um ensino/aprendizagem distanciado do formato abstrato e mecânico, permitindo que espaços para que o aluno construa o conhecimento, pesquise e dialogue a respeito dos conceitos envolvidos. Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem. Interdisciplinaridade. Probabilidade. Atividades pedagógicas.
Abstract: The article presents discussions involving interdisciplinary practices in basic education, highlights the epistemological and pedagogical approaches, aiming to attend the need to overcome the fragmented view of knowledge areas; thus achieving the integration of knowledge. For this to happen, the study highlights the need for cooperation between teachers in the sharing of knowledge. On these perspectives, we present a proposal for interdisciplinary activities designed from current, and exciting generating themes for the students in order to involve them in the study and research. The activities involve opportunities to work in several areas, but focuses mainly on mathematics, in the study of probabilities. This content is considered relevant to the formation of the individual, and presents significant applications in daily situations. The implementation of interdisciplinary practice may result in a teaching-learning process distanced itself from the abstract and mechanical format, thus, allowing to students to build knowledge, research and dialogue about the concepts involved. Keywords: Teaching / Learning. Interdisciplinarity. Probability. Course activities
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2922
ISSN: 1984-7505
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