DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2921
Título: Narrativas populares alternativa didática ao ensino de ciência
Título(s) alternativo(s): Popular narrative: a didactic alternative for science teaching
Autor(es): Zurra, Raiziana Mary de Oliveira
Oliveira, Ethel Silva de
Costa, Mônica de Oliveira
Aleixo, Marcos Frederico Krüger
Palavras-chave: Narrativas Populares;Didática;Ciências Naturais;Ensino
Data do documento: 20-Abr-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. BONITO, J. Panoramas atuais acerca do ensino das Ciências. Boa Vista:UFRR,2012 BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB n. 15/98, aprovado em 1º de junho de 1998. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 de jun. 1998, p. 1-45, 1998. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 103 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.90-103 | jan-jun | 2015 _________. Parâmetros Curriculares nacionais: Ciências Naturais, 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental-SEF,1997. CARTER, K. The place of story in the study of teaching and teacher education. Educational Researcher, Washington, v. 22, n. 1, p. 5-12, 1993. CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiência e Investigacion Narrativa. In: LARROSA, J. Dejame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. CORTAZZI, M. Narrative analysis. London: The Falmer Press, 1993. FERREIRA, S. P. A; DIAS, M. G. B. B. Leitor e leituras: considerações sobre gêneros textuais e construção de sentidos. Psicologia: reflexão e crítica, 2005, 18 (3), p. 323-229. FINKEL, D. Dar clase de boca cerrada. Valencia: Publicaciones de la Universitat València. Tradução para o espanhol do original Teaching with your mouth shut., 2008. 292p. LÉVI-STRAUSS, C. Mito e significado. Lisboa: ed. 70 Ltda, 2007. MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: bases biológicas da compreensão humana. 6. ed. São Paulo: Palas Athena, 2001. PROPP, V. I. Morfologia do conto maravilhoso. Org. Boris Schnaiderman. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. STEPHENS, J. Language end ideology in children´s literature. New York: Longman Publishing, 1992.
Resumo: O artigo parte de uma reflexão acerca dos tipos de conhecimentos implícitos nas narrativas das populações ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e sua aplicação prática no processo ensino-aprendizagem de Ciências Naturais. A investigação aponta a possibilidade de entrecruzamento entre os conhecimentos originados no ceio da etnociência e seus saberes tradicionais e o conhecimento Científico sacralizado nos currículos das escolas multisseriadas composta por estudantes do ensino fundamental. O trabalho tem como objetivo evidenciar que narrativas como o conto, o mito e a lenda funcionam como estimulante cognitivo, despertando a curiosidade e fomentando novas perspectivas de compreensão dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de Ciências Naturais. Aprender de forma significativa requer pôr em marcha processos e ou esquemas cognitivos complexos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com um enfoque fenomenológico pautada nos referenciais da Antropologia, Biologia, Literatura, Psicologia e Pedagogia. Os resultados obtidos indicam carência de trabalhos que abordem as relações entre a Literatura popular local e o Ensino de Ciências Naturais, e que as narrativas oriundas do imaginário local, em especial os mitos, as lendas e os contos, fornecem possibilidades de contornar dois graves analfabetismos: o científico e o literário. Palavras Chaves – Narrativas Populares. Didática. Ensino de Ciências Naturais.
Abstract: The paper is based on a reflection about different types of implied knowledge in the narratives of the river population from the Tefé National Forest, and its practical application in the teaching-learning process in Natural Sciences. The research leads to the possible intersection between knowledge originating from ethno-science, and their traditions; and the scientific knowledge sanctuarised in mixed-grade schools curricula, composed of elementary school students. The work aims to demonstrate that narratives such as storytelling, myths and legends works as cognitive stimulants, arousing the curiosity and fostering new perspectives of understandings of the conceptual, procedural, and behavioring contents, in Natural Science teaching, since learning in a meaningful way requires to use complex cognitive processes and schemes. This was a qualitative study based on a phenomenological approach guided by references to Anthropology, Biology, Literature, Psychology and Pedagogy. The results indicate a lack of studies about the relationship between local and popular Literature and Natural Science Education, and the narratives derived from local imagination, especially myths, legends and tales, which provide possibilities to circumvent two major illiteracies: scientific and literature. Keywords - Popular Narratives. Didactic. Natural Science Teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2921
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas populares alternativa didática ao ensino de ciência.pdf373,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons