DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2920
Título: Estratégias utilizadas por alunos da educação básica em problemas matemáticos da prova brasil
Título(s) alternativo(s): Strategies used by basic education students for Mathematical problems of Prova Brasi
Autor(es): Furlanetto, Virginia
Dullius, Maria Madalena
Schossler, Daniela Cristina
Diedrich, Tiane Cristina
Palavras-chave: Estratégias de Resolução;Resolução de Problemas;Matemática
Data do documento: 28-Abr-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: Ensino Fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB; Inep, 2008. 193 p. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. CAVALCANTI, C. Diferentes formas de resolver problemas. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. Reimp. São Paulo: Artmed, 2006. p. 121 – 149. CURY, H N.; SAMPAIO, M L. F. B. O Desafio de Substituir Letras por Números: que conteúdos e estratégias podem ser desenvolvidos? Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1850/161 1>. Acesso em: 28 nov. 2011. D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. n.2. Brasília. 1989. P. 15-19. DANTE, L. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª series. 12. ed. São Paulo: Ática, 2000. DULLIUS, M. M. et al. Estrategias utilizadas en la resolución de problemas matemáticos. Revista chilena de educación científica, v.10, n.1, p. 23-32, 2011. FURLANETTO, V. Explorando estratégias diferenciadas na resolução de problemas matemáticos. 2013. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2013. MUSSER, G. L.; SHAUGHNESSY, J. M. Estratégias de resolução de problemas na matemática escolar. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. (Orgs.) A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução de Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. p.188 – 201. POLYA , G. Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. In: KRULIK,Stephen, REYS, Robert; tradução Hygino H. Domingues, Olga Corbo. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. STANCANELLI, R. Conhecendo diferentes tipos de problemas. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Reimp. São Paulo: Artmed, 2006. p. 103 – 120. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 89 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.76-89 | jan-jun | 2015 Sites consultados: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16640&Itemid=1109 http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/8_matematica.pdf
Resumo: O presente trabalho refere-se a um estudo realizado a partir das respostas apresentadas por estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras, a problemas matemáticos relacionados ao sistema avaliativo Prova Brasil. Os problemas foram propostos durante uma prática pedagógica desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Observatório da Educação e as resoluções, registradas pelos alunos em cadernos e simulados, foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver problemas. Este estudo caracteriza-se, segundo os procedimentos técnicos adotados, como um estudo de caso, e tem por objetivo, verificar quais estratégias os alunos utilizam para resolver problemas e verificar se estas podem contribuir para elevar o índice de acertos. Durante a prática e análise das resoluções, foram consideradas as estratégias Desenho, Tentativa e erro, Trabalhar em sentido inverso, Resolver um problema mais simples, Organização de tabelas, Eliminação e Cálculo formal. Na seleção dos problemas a serem propostos durante a intervenção pedagógica, buscou-se contemplar os diferentes conteúdos da Matriz de Referência do sistema avaliativo Prova Brasil, porém, neste trabalho, apresentamos a análise de alguns problemas que envolvem as operações com números racionais, semelhança de triângulos e propriedades dos polígonos, equivalência e comparação de frações, dentre outros. Constatou-se, com a investigação, que a estratégia mais utilizada pelos participantes foi o Cálculo formal, porém, na maioria dos problemas, estratégias alternativas demonstraram-se mais eficazes. Palavras chave: Estratégias de resolução. Resolução de problemas. Matemática
Abstract: The present work is based on responses provided to mathematical problems regarding to Prova Brasil (Brazil Exam) assessment system, by students from 9th grade of Brazilian Public Elementary Schools. The problems were proposed during a pedagogical activity carried out by a group of researchers from the Education Observatory, and the resolutions registered by the students in notebooks and simulations have been analyzed from the perspective of different strategies that can be used to solve problems. According to the technical procedures adopted, this study is characterized as a case study that aims to verify if the students use such strategies and if those forms may contribute to improve correct answering rate. During the practice and analysis of the resolutions, were considered the strategies of Drawing, Trial and error, Working in reverse, Solving a simpler problem, Organizing tables, Elimination and Formal calculation. In the selection of problems to be proposed during the pedagogical intervention, it was aimed to contemplate the diverse content from Reference Matrix regarding to Prova Brasil evaluation system, however this work presents the analysis of some problems that involve the operations with rational numbers, similar triangles and polygons properties, equivalence and comparison of fractions, among others. The research showed that Formal calculation was the most used strategy; however, alternative strategies proved to be more effective in most of the problems. Key-words: Resolution Strategies. Problem Resolution. Mathematics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2920
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias utilizadas por alunos da educação básica em problemas matemáticos da prova brasil.pdf644,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons